3 dicas para dormir melhor

psic-dormir-melhor

Um sono reparador é essencial para o nosso bem-estar físico e psicológico. É o único momento em que são processadas todas as informações captadas durante o dia. Uma boa noite de sono permite restabelecer a energia, revitalizar as células do nosso corpo, fortalecer as nossas defesas e contribui para o bom humor. Se a qualidade do seu sono está comprometida, estas 3 dicas podem ajudar:

  • Desligue a televisão e todos os aparelhos eletrónicos – os estímulos sonoros e a luz dificultam o adormecer natural e prejudicam a qualidade do sono.
  • Use a cama só para dormir – quando realizamos outras tarefas na cama, como comer ou trabalhar, é-nos mais difícil adormecer porque o nosso cérebro associa a cama à realização de outras tarefas. Da mesma forma, se não conseguir adormecer após alguns minutos levante-se, beba um copo de leite ou ouça uma música tranquila, para não associar a cama a um estímulo desagradável.
  • Recorde um local/ situação relaxante – induzirá um estado de bem-estar que o ajudará a adormecer.

 

Modifique os seus hábitos. Pequenas mudanças podem proporcionar noites de sono saudáveis e reparadoras. Se sofre de insónias de forma persistente procure ajuda médica e/ou psicológica. Boa Noite!

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

psic-equipa-carlasantos

Carla Santos – Psicóloga Clínica

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *