5 alimentos para combater a ansiedade

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Uma alimentação correta ajuda a prevenir a ansiedade e a aliviar os seus sintomas. Se a ansiedade está a tomar conta da sua vida procure incluir os seguintes alimentos na sua dieta:

  1. Citrinos – ricos em vitamina C, inibem a produção de cortisol (hormona libertada em situações de stresse e ansiedade), melhoram o funcionamento do sistema nervoso, são excelentes relaxantes musculares e promovem o bem-estar
  2. Leite, ovos e derivados – o seu constituinte triptofano é responsável pelo aumento da produção de serotonina, promovendo a sensação de bem-estar e aliviando os sintomas de ansiedade
  3. Maçã – excelente fonte de fibras, carboidratos, zinco e selênio, ajuda a diminuir a ansiedade e promove o relaxamento
  4. Espinafre – o ácido fólico promove a eliminação de substâncias químicas oxidantes produzidas a partir de fatores externos, como stresse, e que são responsáveis pela ansiedade
  5. Mirtilos – poderoso antioxidante, ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e stresse.

O nosso bem-estar também está dependente daquilo que comemos. Equilibrar a sua dieta pode ser o primeiro passo para se libertar da ansiedade.

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

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Rita Lopes – Psicóloga Clínica

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