A história da minha procrastinação…

Por onde começar?

Bem, desde que me lembro havia sempre algo para fazer e pouca vontade para o fazer, ou porque eram tarefas impostas pelos outros ou porque eram divergentes dos meus interesses, a verdade é que iam sempre ficando para depois.

Há uns dias surgiu-me esta ideia:  a minha procrastinação anda de braço dado com a minha dificuldade/medo de tomar decisões. Muitas das vezes vou adiando a execução de algumas tarefas, não porque esteja à espera que alguém as vá fazer por mim, mas porque é um telefonema que é preciso fazer e eu não me sinto à vontade para o fazer, ou porque a tarefa vai ser analisada por outros e eu fico sempre indecisa sobre a melhor forma de o fazer.

E o meu subconsciente, tão ardiloso que é, faz-me reparar naquele monte de papéis que está por catalogar, organizar ou deitar fora,  o copo das canetas por arrumar, afiar os lápis… uma enorme quantidade de coisas que me parecem de importância vital.

Lembro-me de ter receio de tomar decisões que eu até considerava estarem de acordo com aquilo que eu queria, por ter medo de me arrepender depois. Nessas alturas refugiava-me muito na cama, deitava-me a dormir.”

Luísa Ferreira

 

Esta história parece-lhe familiar?

O ato de procrastinar pode hipotecar a sua vida e fazê-lo sentir-se triste e frustrado. Sempre que coloca rótulos a si mesmo – sou preguiçoso, desinteressado, não sou capaz…– desacredita-se e deixa a vida passar ao seu lado.

Se sente que é prisioneiro da procrastinação e não consegue libertar-se sozinho, procure ajuda. Aja para que o seu potencial seja livre e encontre sentido nas suas realizações.

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Se é estudante, está desempregado ou numa situação económica fragilizada, saiba como usufruir de preços ajustados à sua realidade em psic.com.pt/prosocial

psic-equipa-jatirschmitt

Jatir Schmitt – Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *