Doença de Alzheimer

04_alzheimerA doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência cognitiva. Provoca deterioração global, progressiva e irreversível de várias funções cognitivas, como a atenção, concentração, atenção, linguagem.

Os primeiros sintomas a aparecer são os lapsos de memória, sobretudo em relação a acontecimentos recentes, e a dificuldade em nomear objetos do quotidiano. Com o agravamento da doença, verificam-se também alterações no comportamento e personalidade da pessoa, bem como perda de autonomia para realizar tarefas do dia-a-dia e consequente aumento da necessidade de cuidados.

O diagnóstico desta doença tem um grande impacto não só para a pessoa como para a família. O sentimento de impotência e injustiça apodera-se dos familiares, podendo ser acompanhado de medo. Assistir à perda gradual de identidade de alguém querido gera grande sofrimento e ser cuidador é uma fonte de stresse, provocando muito cansaço, quer físico como emocional.

Devido a todos estes fatores, esta doença tem sido amplamente investigada. Estudos recentes implantam um novo sentido de esperança ao evidenciarem a possibilidade de manter os neurónios vivos durante mais tempo, e assim retardarem os efeitos negativos da doença.

Leia mais

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.