Às vezes tenho reações que não compreendo

Certamente já perguntou a si mesmo porque agiu de determinada forma. Porquê que perdeu a cabeça com determinada pessoa ou situação? Porquê que não conseguiu controlar a sua raiva, o seu impulso?

A explicação para termos reações que não compreendemos deve-se ao facto de termos 3 sistemas de resposta distintos:

– um sistema primitivo associado ao nosso cérebro reptiliano;

– um sistema emocional relacionado com o sistema límbico; e

– um sistema reflexivo associado ao neocórtex.

Perante uma situação interpretada como ameaçadora, o nosso sistema primitivo pode ser “recrutado” com o intuito de nos defender. Quando este sistema é ativado tendemos a agir de forma rápida, automática, rígida e com pouco controlo consciente. A procura de soluções racionais e a reflexão sobre o acontecimento são delegadas para segundo plano e reagimos em função das nossas emoções e instintos primários de sobrevivência, de luta ou fuga.

Para evitar este tipo de respostas é importante que faça um esforço consciente para conhecer as suas emoções e reações mediante situações de pressão e indutoras de stresse. Ao compreender o seu mecanismo de funcionamento, conseguirá obter domínio sobre o seu comportamento emocional e começará a agir em vez de reagir.

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Se é estudante, está desempregado ou numa situação económica fragilizada, saiba como usufruir de preços ajustados à sua realidade em psic.com.pt/prosocial

psic-equipa-jatirschmitt

Jatir Schmitt – Psicóloga e Hipnoterapeuta

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.