Como aprender a gostar (mais) de si?

gostar

A autoestima é essencial ao nosso bem-estar. Quando não gostamos de nós próprios, sentimo-nos insatisfeitos, tristes e tornamo-nos severamente autocríticos. Comece a trabalhar a sua autoestima através destes exercícios:

  1. Identifique a origem da baixa autoestima – é a partir das experiências de infância, de necessidades não atendidas, do que os outros foram dizendo sobre nós e de acontecimentos negativos que vamos formando uma ideia sobre nós próprios.
  2. Reconheça as suas qualidades – centre-se nos atributos que gosta em si e/ou naquilo que sabe fazer. Faça uma lista e coloque-a num local em que a veja diariamente.
  3. Construa um diário – escreva sobre os objetivos alcançados, sobre os elogios recebidos ou sobre qualquer outro tópico que tenha uma mensagem positiva sobre si.
  4. Cuide de si – tenha tempo para os seus passatempos, adote uma alimentação mais saudável, pratique desporto, cuide da sua imagem pessoal.
  5. Consciencialize-se de que ninguém é perfeito – é normal que tenha defeitos, cometa erros e, por vezes, faça escolhas erradas. Não se condene por ser humano!

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

 

psic-equipa-carlasantos

Carla Santos – Psicóloga Clínica

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *