Dia Mundial da Fotografia

fotografia“Não fazemos uma fotografia apenas com uma câmara;

ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos,

os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”

Ansel Adams

A palavra fotografia é composta por foto que significa luz e grafia, cujo significado é escrita. Então, podemos dizer que fotografar é “escrever com luz”.

A fotografia permite gravar e arquivar um determinado momento, sendo uma interpretação do que vemos e não uma cópia exata da realidade. Através da fotografia eternizamos o momento, de forma única. O verdadeiro significado da fotografia reside mais no conteúdo emocional que tem para cada um do que nos aspetos visíveis ou da técnica.

Além do seu uso profissional, a fotografia é um passatempo que proporciona um momento de lazer e bem-estar. Mas pode significar mais do que isso, ao possibilitar uma reflexão e um olhar para dentro de si mesmo, sendo um bom exercício de autoconhecimento. O que escolhemos fotografar e a própria seleção de momentos e imagens que fazemos posteriormente, pode levar a uma maior compreensão do modo como pensamos.

Devido a este potencial, a fotografia pode ser uma ferramenta utilizada em terapia, sendo possível passar por um processo psicoterapêutico através da fotografia. Algumas práticas passam pela análise de auto retratos, fotografias tiradas por outras pessoas, álbuns de família, fotografias de infância, fotografias de que gostam e não gostam, recorrendo aos pensamentos, sentimentos, memórias e associações que são evocados. O uso da fotografia pode facilitar a ocorrência de insight e a comunicação, uma vez que é também uma forma de expressão, pois permite transmitir abstratamente o que sentimos. Entramos em contato com a nossa própria construção da realidade, permitindo perceber que através da máquina fotográfica acedemos a vários pontos de observação, tal como na vida, acedemos a vários pontos de vista acerca do mesmo acontecimento.

Através das fotografias que escolhemos, acedemos à nossa história, onde estivemos, e pode apontar pistas para onde vamos ou queremos ir. A fotografia pode constituir uma oportunidade de descobrir o belo no feio, perceber a beleza que muitas vezes não é percetível por outros olhos.

Fotografia é a poesia dos olhos, traduzida na essência das emoções.

Michelle Ramos

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.