Mudança de rotinas – 1º passo para deixar de fumar

 

Se uma das suas resoluções de 2017 é deixar de fumar, já deve ter reparado como esse hábito se enraizou na sua rotina diária, o que pode dificultar o sucesso desta resolução. Para começar, faça uma lista das situações em que é mais usual fumar e, de seguida, tente substituir esse hábito por outra rotina mais saudável. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Coma várias vezes ao dia – experimente comer pequenas quantidades de alimentos como frutas, frutos secos sem sal ou até pastilhas elásticas sem açúcar;
  • Lave os dentes a seguir às refeições ou café – é comum ter vontade de fumar após uma destas situações, ao lavar os dentes elimina esta associação;
  • Limpe o meio ambiente – livre-se de tudo o que está relacionado com o tabaco, isqueiros, cinzeiro, cigarrilhas;
  • Elimine o odor – lave as suas roupas e as roupas de casa para voltar a sentir um odor fresco e limpo;
  • Pratique exercício físico – escolha uma atividade de que goste e pratique, é um bom antidepressivo e ansiolítico natural;
  • Guarde mensalmente o dinheiro que gastaria em tabaco – utilize esse valor para investir em alguma atividade que lhe dê prazer.

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

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Rita Lopes – Psicóloga Clínica

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