O que ainda não sabe sobre a fibromialgia

fibromialgia

A fibromialgia é uma doença persistente e debilitante que prejudica a qualidade de vida. Manifeste-se sobretudo em dor músculo-esquelética, fadiga crónica, rigidez muscular, cefaleias, problemas do sono e alterações no humor. Alguns estudos têm demonstrado que a fibromialgia pode resultar da:

  • Não expressão de emoções e de conflitos internos não resolvidos. Por não existir a libertação das emoções, estas ficam bloqueadas e geram tensão que pode vir a manifestar-se sob a forma de dor.
  • Alteração dos mecanismos cerebrais responsáveis pelo processamento da dor e de outras informações sensoriais. A oxigenação cerebral parece ser eficaz na fibromialgia, uma vez que atua diretamente na atividade anómala nas áreas cerebrais da dor.

Em ambos os casos a psicologia pode dar um importante contributo no alívio do sofrimento. Por um lado, através da psicoeducação e psicoterapia, promove a resolução dos conflitos internos e da tensão que origina a dor. Por outro lado, através do treino da respiração, favorece a oxigenação cerebral, atuando na atividade cerebral causadora da dor.
Se (sobre)vive com dor, procure ajuda psicológica. É possível libertar-se da fibromialgia.

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

psic-equipa-carlasantos

Carla Santos – Psicóloga Clínica

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.