Problemas de memória

memoria_postNas últimas décadas a neurociência tem vindo a ter avanços grandiosos. Muitas das suas descobertas tem revolucionado a área da saúde mental e revelaram-se fundamentais para a melhoria da nossa qualidade de vida.

 “Descoberto o responsável pelo surgimento de problemas de memória”

 A memória é o processo cognitivo através do qual se dá a retenção, consolidação e recuperação de informação. Pela memória as nossas experiências são arquivadas e recuperadas, quando as evocamos. É a base da aprendizagem, pois permite a retenção dos novos conhecimentos obtidos, sendo o suporte do nosso conhecimento.

É um fenómeno complexo que implica a ativação de várias áreas cerebrais, onde existem muitas conexões neuronais. Entre as estruturas cerebrais envolvidas na memória podemos apontar o córtex frontal, que capta a informação e comunica com outras regiões do cérebro, nomeadamente o hipocampo e a amígdala. O hipocampo é responsável pela formação e evocação de memórias, tornando as lembranças mais ativas. A amígdala tem um papel fundamental no processamento de informação sensorial e no armazenamento de memórias emocionais/afetivas.

Investigações científicas no âmbito da compreensão acerca do funcionamento da memória são cruciais na descoberta de novos avanços que no futuro poderão tornar possível o tratamento de doenças como a de Alzheimer.

 

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.