Quer dormir melhor? Respeite os seus horários

O sono é muito importante para o funcionamento diário e qualidade de vida, é ele o responsável pela restauração física e mental. Pequenas alterações no nosso dia-a-dia podem prejudicar uma boa noite de sono e levar ao humor irritável, cansaço, falta de concentração…

Como refere o artigo Sempre cansado e irritável? A culpa pode ser do jet lag social,

publicado na revista Visão Mais, o simples facto de alterar o seu padrão de sono nos dias de descanso pode provocar “um desajuste que afeta o metabolismo do corpo” e “confundir o relógio biológico”.

Ter um horário de deitar e acordar consistente é um dos aspetos fundamentais para garantir uma boa higiene do sono e uma noite de sono reparadora. Além disso, existem outros aspetos que pode ter em conta:

  • Garantir que o ambiente de dormir é agradável e confortável;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrónicos no quarto (telemóvel, computador, TV);
  • Evitar ingerir cafeína ou grandes quantidades de açúcar perto da hora de deitar;
  • Evitar fazer exercício físico em demasia até 3 horas antes de se deitar;
  • Criar um conjunto de hábitos que indiquem a proximidade da hora de dormir – escovar os dentes, vestir o pijama, apagar a luz, despedir-se do companheiro (a), entre outros.

Esteja atento às suas rotinas diárias e tenha uma boa noite de sono.

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O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Se é estudante, está desempregado ou numa situação económica fragilizada, saiba como usufruir de preços ajustados à sua realidade em psic.com.pt/prosocial

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Carla Santos – Psicóloga Clínica

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