Quer organizar melhor o seu tempo?

tempo

O tempo é um bem precioso. Se o desperdiçarmos não é possível voltar atrás para o recuperar. Sente que tem perdido tempo desnecessariamente? Gostava de organizar melhor o seu tempo? Os seguintes passos podem ajudá-lo:

  1. Faça uma lista das tarefas que, habitualmente, faz e de quanto tempo gasta na sua realização.
  2. Avalie o tempo gasto e faça um ajuste caso considere que está a investir demasiado tempo em atividades pouco relevantes.
  3. Estabeleça objetivos diários, semanais, mensais ou anuais – para ter uma ideia clara do futuro é importante planear.
  4. Priorize os seus objetivos e defina as tarefas necessárias para os alcançar, pode fazê-lo através de listas. Redija um contrato consigo mesmo em que inclua uma recompensa por cada objetivo alcançado.
  5. Programe o seu dia – com as tarefas que o irão ajudar a alcançar os objetivos previamente estabelecidos. Lembre-se de planear também momentos de lazer e relaxamento.
  6. Aprenda a dizer não e delegue responsabilidades – depois de organizar a lista de tarefas perceberá quanto tempo resta para as outras atividades não planeadas, o que irá facilitar o “não”. Não hesite em procurar ajuda e delegar tarefas quando estiver sobrecarregado

 

A gestão do tempo, inicialmente, exige algum investimento que pode parecer que o vai atrasar ainda mais. Porém, este investimento no planeamento vai permitir-lhe fazer mais daquilo que realmente importa.

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

psic-equipa-ritalopes

Rita Lopes – Psicóloga Clínica

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.