Sabia que a depressão provoca dores físicas?

depressao

Os sintomas de depressão não são apenas emocionais, mas também físicos. É comum pessoas deprimidas sentirem tensão muscular, dor de costas, cabeça ou dor generalizada no corpo. A existência de dor física na depressão está associada:

  • À diminuição da produção de serotonina e a noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pela modulação da dor e pelo equilíbrio emocional. Desta forma, as pessoas deprimidas estão mais sensíveis à dor.
  • A fadiga e o cansaço podem comprometer uma postura adequada, agravando a tensão muscular e as dores generalizadas no corpo.
  • O sistema imunológico encontra-se afetado. Existe a inibição da libertação de neuro-hormonas essenciais à regulação de dor e ao bem-estar. Além disso, as pessoas deprimidas ao cuidarem menos de si, podem desenvolver comportamentos pouco saudáveis que comprometem a sua saúde.

Se sente estas dores esteja atento. Elas podem ser os primeiros sinais da depressão. As suas frustrações, medos e inseguranças podem manifestar-se no corpo sob a forma de dores.

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

psic-equipa-carlasantos

Carla Santos – Psicóloga Clínica

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.