Sabia que o stress pode provocar dores corporais?

Carolina tem 41 anos e trabalha na função pública. Dedica a maior parte do seu tempo ao trabalho. Anda sempre muito ocupada e nunca tem tempo para cuidar de si. Durante muito tempo, conseguiu suportar o stress excessivo do seu dia a dia, contudo nos últimos anos começou a sentir-se cada vez mais exausta.

Carolina procurou a PSIC para se libertar do “cansaço acumulado que estava a afetar a vitalidade, o sono, a concentração e a capacidade no trabalho”. Além disso, eram “constantes as dores corporais, sobretudo na zona das costas”, que a impediam de viver uma vida satisfatória, uma vez que se sentia prisioneira destas dores.

Através da hipnose e das terapias psicossensoriais, Carolina conseguiu aprender a relaxar, as dores corporais que tanto a incomodavam desapareceram e a sua disposição melhorou significativamente.

Sabia que o stress pode manifestar-se através de dores corporais? A tensão acumulada pelas pressões do dia a dia (relacionadas com a família, trabalho, amigos…) podem manifestar-se em dores de costas, ombros, braços… Se, tal como a Carolina, sente que as dores corporais estão a tomar conta da sua vida, saiba que estas podem ser o alarme do seu corpo de que precisa abrandar o seu ritmo e aprender a descansar.

Veja também Quando procurar ajuda para o stresse? (link para http://www.psic.com.pt/quando-procurar-ajuda-para-o-stresse/)

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Se é estudante, está desempregado ou numa situação económica fragilizada, saiba como usufruir de preços ajustados à sua realidade em  psic.com.pt/prosocial

psic-equipa-carlasantos

Carla Santos – Psicóloga Clínica

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.