Dia Mundial do Professor – Stress do mestre

01_post_professorSer professor é uma atividade que envolve esforço e habilidades técnicas educacionais, proporcionando ensinamentos que vão mais além do contexto de sala de aula. Cada vez mais a sociedade impõe exigências a estes profissionais, assim, o professor vê-se na obrigação de disciplinar/educar na perfeição.

Sabemos que o professor passa por diversas fontes de tensão, que conduzem ao estresse e exaustão emocional, frustração e até depressão. Um professor em estado de estresse prejudica a sua saúde física e psicológica, o seu nível de produtividade diminui e pode prejudicar o processo educativo.

O professor domina a arte de lidar com a diferença: cada aluno é diferente com necessidades específicas. Mas a maioria dos professores não domina a arte de cuidar de si mesmo, vivendo no auto abandono. A exigência desta profissão apela à necessidade da existência de recursos internos, para lidar com todos estes fatores. Falamos da gestão do estresse e ansiedade, das emoções, tolerância à frustração, capacidade de autocontrole e de automotivar-se, que podem ser cultivadas paulatinamente a cada intervalo.

Ser professor é ser mestre na arte de educar e ensinar ao outro e a si próprio. É uma ajuda preciosa na construção do nosso caminho, dando-nos bases para as inúmeras possibilidades da vida.

Um Professor é muito valioso.

Se é Professor lembre-se de cuidar de si.

Esteja no seu melhor!

Feliz Dia do Professor!

 

Como marcar a sessão presencial anti-stress gratuita:

  • Contatos 968 931 541; 225 020 828, ou email psic@psic.com.pt
  • Marcações sujeitas às vagas disponíveis.

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.