Stress no trabalho – 5 fatores de risco

 

O stress no trabalho é cada vez mais um problema que afeta os colaboradores e as organizações. Alguns dos fatores de risco são:

Conteúdo do trabalho – tarefas monótonas, desvalorização das qualidades do trabalhador, elevada incerteza e insegurança e constante exposição a diferentes pessoas;

Carga e ritmo de trabalho – sobrecarga e/ou exigências excessivas, pausas inexistentes ou reduzidas;

Horário de trabalho – aumento do horário de trabalho, horários rígidos e inflexíveis, trabalho por turnos;

Cultura e ambiente organizacional – falta de apoio, feedback e reconhecimento, monotorização ou supervisão excessiva, má comunicação, fraca definição ou não acordo nos objetivos;

Bullying/mobbing – discriminações, vitimizações, humilhações, ameaças ou atos repetidos com o objetivo de prejudicar um trabalhador ou grupo de trabalhadores.

A conjugação de alguns destes fatores ou a exposição prolongada no tempo pode conduzir à manifestação de sinais de stress no trabalho, afetando a qualidade de vida.

Identifica-se com algum destes cenários? Pode ser difícil alterar o seu contexto de trabalho, mas é possível aprender estratégias para adaptar-se a esta realidade.

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

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Rita Lopes – Psicóloga Clínica

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