Tinha medo de andar de avião, mas hoje entra no avião serena

Psic-post-12fev

Elsa tem uma atividade profissional onde necessita de viajar frequentemente de avião. A cada viagem sentia um grande medo, ansiedade e angústia que começavam logo após a marcação da viagem. A Elsa antecipava várias vezes os cenários que temia: turbulência, avarias, quedas. Nos dias anteriores sentia-se muito ansiosa, não conseguia dormir, perdia o apetite e chegou a ter de cancelar algumas viagens devido à sua fobia de andar de avião.

Após algum tempo a viver com este medo de voar, que prejudicava a sua vida profissional, Elsa procurou ajuda. Depois de completar um programa de intervenção por hipnose e abordagem psicossensorial direcionado para a fobia específica, a Elsa relata que “entro no avião serena e não sinto o medo que até à data sentia”. Além disso, a ansiedade antecipatória desapareceu e durante as viagens chega mesmo a adormecer, devido ao relaxamento que sente. Elsa conta ainda que em algumas viagens de avião já houve turbulência e que conseguiu lidar com a situação, mantendo-se mais calma.

Apesar de o medo ser uma emoção natural e protetora, quando em excesso pode tornar-se incapacitante. Vê a sua vida restringida por algum medo excessivo? Saiba que, tal como a Elsa, é possível ultrapassá-lo.

 

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Saiba como em psic.com.pt/prosocial.

psic-equipa-jatirschmitt

Jatir Schmitt – Psicóloga Clínica

Partilhar
Comments ( 0 )

    Deixe o seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado . Campos obrigatórios são marcados *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.