https://www.psic.com.pt/

Blog

Viver como as flores

MARÇO
Em março, reflita sobre todas as pessoas tóxicas na sua vida. Talvez esteja na hora de estabelecer limites, de sair deste jogo nocivo e de deixar de gastar as suas energias desnecessariamente. Este é o desafio que lhe propomos – viva como as flores!

Viver como as flores

Um jovem, que caminhava ao lado do seu mestre, perguntou:
– Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes, outras mentirosas… sofro com as que caluniam…
– Pois viva como as flores! – advertiu o mestre.
– Como é viver como as flores? – perguntou o jovem.
– Repara nestas flores – continuou o mestre, apontando para os lírios que cresciam no jardim – Nascem no meio dos dejetos, no entanto são puras e perfumadas. Extraem deste adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche a frescura das suas pétalas… É justo angustiares-te com as tuas culpas, mas não é sábio permitires que os vícios dos outros te importunem. Os defeitos deles são deles e não teus. Se não são teus, não há razão para te aborreceres. É necessário treinar a virtude de rejeitar todo o mal que vem do exterior… Não te deixes contaminar por tudo aquilo que te rodeia… Assim, viverás como as flores!

Autor Desconhecido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar