5 dicas rápidas para lidar com a autocrítica

No nosso último artigo Teste: ser autocrítico é um defeito? falámos sobre em que situações é que a autocrítica pode ser negativa.

Ser excessivamente crítico com os outros pode ser complicado, mas ser demasiado crítico consigo mesmo pode ser ainda pior. Um dos problemas de se autocriticar em demasia é cair em depressão. Quando dá mais valor ao que está errado do que o que faz corretamente, gera uma carga emocional e de cobrança muito grande e difícil de suportar. É por isso que lhe apresentamos 5 dicas que podem ajudar a lidar melhor com a sua autocrítica:

  1. Sempre que se criticar, faça também um elogio. Aprender a reconhecer as suas qualidades é essencial para promover uma vida saudável.
  2. Evite comparações. Cada pessoa tem as suas habilidades, bem como pontos que necessitam ser desenvolvidos.
  3. Desfoque-se do negativo. Focar nos pontos negativos apenas faz com que se tornem maiores. Avalie e reflita se vale a pena criticar-se por problemas pequenos.
  4. Seja tolerante com seus erros. É a errar que aprendemos e evoluímos. Todos têm falhas e elas fazem parte da jornada da vida
  5. Treine sempre a sua autoadmiração ao lembrar-se de situações que o deixem orgulhoso de si mesmo.

Estas dicas podem ajudar a amenizar a sensação de cobrança e autojulgamento desnecessárias, contudo, caso permaneçam e perturbem as suas emoções, é recomendado procurar a ajuda profissional que trabalhe a fundo as questões que o levam a pensar dessa forma.

Na Clínica PSIC podemos ajudar através da aprendizagem de estratégias que o levem a reencontrar o bem-estar e a tranquilidade. Atuamos na redução dos níveis de tensão interna e fornecemos ferramentas para a reeducação de um estilo de vida saudável. Saiba mais através da nossa consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser realizadas online ou presencialmente.

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