5 perguntas sobre a Fibromialgia – das causas ao tratamento

Ainda existem muitas dúvidas sobre a fibromialgia, como se deteta, quais os sintomas e, especialmente, como se trata.

1 – O que é a Fibromialgia?

A fibromialgia é uma dor crónica que se localiza em várias partes do corpo. Geralmente, afeta músculos, tendões e ligamentos causando uma dor intensa, prejudicando a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

 

2 – Quais as principais causas para a Fibromialgia?

A principal causa da fibromialgia ainda não é conhecida, todavia considera-se que terá origem em fatores físicos e emocionais, podendo surgir devido a uma suscetibilidade genética, a traumas físicos e/ou a traumas psicológicos.

 

3 – Quais os principais sintomas da Fibromialgia?

 

  • Dor crónica generalizada – dor muscular constante localizada em vários locais específicos do corpo, como o pescoço ou a região lombar e que dura pelo menos 3 meses.
  • Ansiedade – estes sintomas podem prejudicar muito a qualidade de vida dos pacientes.
  • Alterações de Concentração e Memória – podem ter implicações nas atividade do dia-a-dia, causando muitas vezes dor de cabeça.
  • Insónias – bem como outros distúrbios do sono, como um sono perturbado, por acordar várias vezes ao longo da noite devido da dor intensa.
  • Fadiga – cansaço, mesmo após várias horas de sono
  • Depressão – sintomas depressivos, choro fácil, diminuição do prazer em realizar as atividades diárias.

 

4 – Como se expressa a ansiedade e depressão na Fibromialgia?

Estes sintomas quando associados à elevada severidade da dor, podem gerar pensamentos automáticos negativos, falta de otimismo e descrença em relação ao processo de recuperação, medo constante e focalização mental da dor, levando assim ao acentuar de sintomas de ansiedade e depressão.
As pessoas que sofrem de fibromialgia, por vezes optam pelo isolamento, evitam atividades sociais, que lhes poderiam proporcionar prazer em situações normais, devido à intolerância à dor que sentem. Adquirem ainda uma perceção acerca do seu estado de saúde como frágil e imprevisível, levando a um aumento de sentimentos como insegurança, frustração, inutilidade e baixa autoestima.

 

5 – Como tratar a Fibromialgia?

A PSIC – Psicologia Integrada recomenda um programa terapêutico adaptado à sua situação, para ajudar a gerir e aliviar os sintomas da doença, contribuindo para o seu bem-estar e aumento da qualidade de vida. Consulte aqui um testemunho de um paciente de fibromialgia e saiba como podemos ajudar  ou contacte-nos para uma consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

Quer saber mais sobre fibromialgia? Leia também:

dor crónica em mulheres

 

Partilhar