5 Sugestões para facilitar a mudança

Todos nós em algum momento da nossa vida precisamos de fazer mudanças, mas quantos de nós conseguimos efetivamente ter a coragem e a resiliência necessárias para sair da nossa zona de conforto? A realidade é que a mudança é difícil, assustadora e requer esforço.

Se precisa de mudar algo na sua vida, saiba que a mudança começa em si mesmo e que é um processo que irá despoletar em si novas facetas, habilidades e emoções que terá de deixar para trás. Deixamos-lhe 5 sugestões para facilitar o processo de mudança:

1. DEIXE OS FILMES DE TERROR – irá descobrir em si uma capacidade extraordinária de realizar na sua mente os filmes mais aterradores. Sugestão: Mude o filme, analise a mudança desejada com todos os seus recursos e possíveis limitações e com tranquilidade, projete um novo filme possível de alcançar e com um final feliz.
2. PERCEBA QUE A PERFEIÇÃO É SÓ UMA ILUSÃO – irá constantemente esperar pelo momento perfeito para mudar, aquele momento onde irá ter todas as condições necessárias para poder avançar com segurança e determinação. A verdade é que o tempo vai passar e esse momento tão perfeito não vai aparecer, porque a perfeição é apenas uma ilusão. Sugestão: Esqueça a perfeição, pense na sua determinação, resiliência, coragem e ambição porque é delas que precisa para conseguir mudar. Lembre-se feito é melhor que perfeito!
3. PÁRE DE PROCURAR CULPADOS – irá começar a culpabilizar tudo e todos, nada nem ninguém irá escapar. Culpamos os outros, a família, os amigos, o chefe, o casamento, o país em que vivemos, nós próprios, etc… e tudo isto à velocidade da luz. Sugestão: Faça esta pergunta a si mesmo – “Para quê, adianta alguma coisa?”. Livre-se de todos esses culpados e avance.
4. ABANDONE O PAPEL DE VÍTIMA – irá constantemente queixar-se de tudo, como forma inconsciente de pedir a atenção, carinho e amor do outro através de uma representação vitimizada e distorcida da realidade. Sugestão: Escolha representar outra personagem, passe a representar um líder com toda a sua determinação e assertividade, será muito mais fácil para si alcançar a mudança.
5. ABANDONE O MEDO – irá ter medo, todos os seus medos irão aparecer: medo do fracasso, de não ser capaz, medo de desiludir os outros, etc… A verdade é que é natural ter medo pois ele é protetor, porém o seu excesso impede-nos de avançar e perceber o que está por detrás dele. Sugestão: Se o seu medo o impedir de avançar talvez seja o momento de procurar ajuda. É hora de agir e lutar por si!

A mudança é difícil, mas possível! Se desta vez quer mesmo mudar, só precisa de ser resiliente e enfrentar com toda a sua força, energia e motivação os próximos dias que virão. Saiba que na PSIC podemos ajuda-lo neste processo e juntos aumentaremos a probabilidade de vir a ser bem-sucedido na mudança que deseja alcançar!

Já agora, uma 6ª sugestão: não seja como o sapo fervido! Leia mais sobre este resistente à mudança aqui.

 

 

 

 

 

 

Jatir Schmitt- Psicóloga Clínica

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Subscrever
Notificação de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments