6 formas de ajudar alguém a deixar de fumar

1 – Tente colocar-se no lugar desse seu amigo ou familiar fumador.
2 – Não o force ou tente com que ele pare de fumar, dizendo que está a prejudicar a sua saúde e a gastar dinheiro. Acredite, ele já sabe isso!
3 – O seu amigo ou familiar fumador não fuma porque quer ou porque gosta. Os fumadores fazem-no porque se sentem dependentes do tabaco, porque pensam que o cigarro os relaxa e que lhes dá coragem, confiança e poder.
4 – Se tentar forçar o seu amigo ou familiar a deixar de fumar pode torná-lo num fumador secreto, a transgressão torna o cigarro ainda mais apetecível para ele.
5 – Incentive-o a passar mais tempo na companhia de ex-fumadores e faça com que eles lhe digam como foi a experiência de para de fumar, porque também eles pensaram que seriam dependentes do cigarro a vida toda;
6 – Procure que ele passe mais tempo na companhia de pessoas que nunca tiveram a necessidade de fumar. Peça-lhe para que analise essas pessoas nos momentos em que, para ele era automático colocar um cigarro à boca (ex: depois do café, saídas à noite, etc…).

Com estas 6 dicas simples, irá conseguir que o seu amigo ou familiar aos poucos e poucos comece a acreditar que pode parar e mudar a sua mente. Que pode e irá conseguir parar de fumar. Saiba que a PSIC continuará a dedicar-se a este tema e como pode ajudar.

Aguarde a próxima publicação, onde iremos dar-lhe algumas dicas para ajudar o seu amigo ou familiar a superar os sintomas de privação do tabaco.

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Se é estudante, está desempregado ou numa situação económica fragilizada, saiba como usufruir de preços ajustados à sua realidade em psic.com.pt/prosocial

 

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Subscrever
Notificação de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments