8 Mitos sobre o Suicídio
O suicídio é um tema complexo que infelizmente está associado a muitos mitos. Nestes 8 mitos sobre o suicídio tentamos clarificar algumas ideias preconcebidas.
Mito 1: As pessoas que dizem que se sentem incapazes de encontrar o sentido da vida, nunca tentaram causar danos a si mesmas, pois pretendem apenas chamar atenção dos outros.
FALSO.
Por vezes, as pessoas sentem dificuldades em lidar com experiências passadas, que lhes causam profundo sofrimento emocional, criando conflitos consigo mesmas, impedindo-as de se libertarem dessas emoções negativas.
Mito 2: O suicídio ocorre sempre de forma imprevisível e sem advertências.
FALSO.
Um suicídio pode ser planeado durante algum tempo. Muitos suicidas comunicam alguns sinais verbais ou comportamentais sobre as suas intenções.
Leia também:
Porque é que as pessoas cometem suicídio?
Mito 3: As pessoas que têm pensamentos irracionais e depressivos querem mesmo pôr um fim à sua vida.
FALSO.
As pessoas, muitas vezes revelam sinais e/ou ideias suicidas, no entanto sentem a necessidade urgente, de falar com alguém acerca dos pensamentos e sentimentos suicidas e da sua dor.
Mito 4: Quando uma pessoa sobrevive a uma tentativa de suicídio, não tenta o suicídio novamente.
FALSO.
Após uma tentativa de suicídio, a pessoa em sofrimento poderá deparar-se com ruminação dos seus pensamentos negativos, e pode ficar emocionalmente muito fragilizada. É necessário ter atenção acrescida após esse período crítico, pois poderão surgir mais tentativas.
Mito 5: O suicídio é praticado sempre quando já se sucedeu na família.
FALSO.
Uma história familiar de suicídio pode ser um fator de risco para o comportamento suicida, sobretudo se existirem perturbações psicológicas, como é o caso da depressão. No entanto, a pessoa pode ter outras formas para conseguir lidar e enfrentar os seus pensamentos sem alimentar esses pensamentos suicidas.
Mito 6: As pessoas que tentam ou cometem suicídio fazem-no por falta de coragem para encarar as situações.
FALSO.
Os comportamentos suicidas estão associados à depressão, abuso de substâncias e/ou outras perturbações mentais. São vários os motivos que podem conduzir a pessoa ao suicídio. Usualmente, ocorre como forma impulsiva para aliviar pressões internas e/ou externas tais como influência social, sentimentos de culpa, remorsos, depressão, ansiedade, fracasso, medo, etc.
Mito 7: O suicídio só acontece a pessoas que têm doenças mentais.
FALSO.
O suicídio pode acontecer a qualquer pessoa, nos diversos sistemas sociais e familiares. O suicídio não escolhe género, idade ou estatuto social. O suicídio está desassociado das doenças mentais e associado a um momento de dor emocional severa e difícil de ser superada. Ocorre mais rapidamente se a pessoa se sentir só, principalmente quando não obtém auxílio nesse período.
Mito 8: Os jovens e as crianças não cometem suicídio visto que desconhecem o significado da morte e são cognitivamente incapazes de se auto agredir com um ato suicida.
FALSO.
Deve-se ter a máxima atenção em relação aos comportamentos de risco mesmo quando se trata de crianças ou jovens. Em qualquer idade, o suicídio deve ser encarado como um assunto importante e sério, qualquer ser humano pode estar emocionalmente debilitado diante situações difíceis de encarar e que lhes despertem ideias suicidas.
Perante situações de risco de suicídio é urgente demonstrar que não iremos julgar a pessoa, que queremos apenas ajudar a diminuir o seu sofrimento emocional. O suicídio é um problema da saúde mental associada às dificuldades em lidar com acontecimentos stressantes ou traumáticos.
Se ultimamente sente falta de esperança, ansiedade severa, ataques de pânico, agitação psicomotora ou até mesmo insónia, saiba que pode estar perante uma situação de desgaste físico e mental, contudo podemos ajudá-lo a encontrar estratégias para lidar e ou superar as suas dificuldades emocionais. A Clínica Psic pode ajudá-lo a restabelecer de novo bem-estar na sua vida. Contacte-nos para uma consulta informativa. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).