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Importância do autocuidado

Quantas vezes considera o seu modo de vida como forma de autocuidado? A correria do dia-a-dia dá-nos a falsa sensação de que o tempo para nós é escasso, mas saiba que praticar o autocuidado em todas as áreas da nossa vida pode estar facilmente incluído na rotina e traz muitos benefícios a saúde emocional, mental e física.

Quais os benefícios do autocuidado?

  1. Aumenta a autoestima – estudos comprovam que quem se ama é mais resistente a doenças e recupera mais rápido quando tem algum problema físico ou emocional e é mais feliz.
  2. Promove o equilíbrio emocional – com a prática do autocuidado, temos oportunidade de olhar para o que estamos a sentir e gerir as emoções, como stress, frustração, cansaço.
  3. Melhora a saúde – ao incorporar novas práticas no quotidiano e ao prestar atenção aos sinais do corpo é uma forma de sentirmo-nos melhor e mantermo-nos longe de diversas condições, atuando de forma preventiva.

Que tipos de autocuidado existem?

Autocuidado Emocional – estarmos conectados às nossas emoções. Precisamos de as reconhecer, sentir, aceitar, apaziguar e seguir em frente:

  • Reflita sobre o que está a sentir
  • Escreva sobre aquilo que sente
  • Aceite as emoções sem julgamento
  • Ria, assista a programas de humor
  • Permita-se chorar se assim o sentir
  • Pratique a gratidão

 

 Autocuidado Físico – está relacionado com o nosso bem-estar corporal e mental:

  • Caminhe, exercite-se e/ou faça desporto
  • Durma 8 horas por noite
  • Dance
  • Visite regularmente o médico
  • Tome um banho relaxante, tenha um momento SPA
  • Cozinhe uma refeição nutritiva

 

Autocuidado Intelectual – é uma espécie de fitness mental que ocorre através da estimulação do pensamento crítico e da criatividade. Lembre-se que uma mente saudável é a base para um eu saudável:

  • Aprenda um novo idioma
  • Mantenha a leitura em dia
  • Converse, ouvir o outro permite-lhe aprender outras perspetivas
  • Ouça podcasts
  • Explore a sua criatividade na escrita, desenho ou num instrumento musical
  • Ensine, transmita os seus conhecimentos aos outros

 

Autocuidado Espiritual – é o cultivo de um sentimento de paz, amor próprio e propósito, não apenas dentro de nós, mas do que está à nossa volta:

  • Pratique meditação para uma conexão corpo e mente
  • Faça yoga como forma de aprimorar o foco interior
  • Participe num serviço humanista (g. voluntariado)
  • Dedique tempo na natureza
  • Pratique a gratidão todos os dias
  • Procure por interesses que o inspiram

 

Autocuidado Social – mantermo-nos conectados às pessoas é necessário à nossa felicidade impactando significativamente a saúde mental, emocional e física:

  • Mantenha o contacto frequente com amigos/familiares
  • Selecione as amizades que acrescentam felicidade à sua vida e afaste-se do contrário
  • Esteja aberto a novas oportunidades de conhecer pessoas no seu dia-a-dia
  • Conecte-se com as redes sociais de forma saudável
  • Peça ajuda, mas dê também
  • Seja afetuoso

Cuidados psicológicos – os cuidados psicológicos também são uma forma de autocuidado, para quem deseja cuidar da saúde mental no dia-a-dia e melhorar o seu modo de vida, de forma eficaz. A Clínica PSIC pode ajudar, garanta a sua consulta informativa gratuita presencial ou à distância.

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