https://www.psic.com.pt/

Blog

Anisedade: como a psicoterapia pode ajudar

A ansiedade corresponde a um medo do indefinido, algo que nem sempre conseguimos explicar, nem localizar no espaço e no tempo. Anatomicamente, ocorre da seguinte forma: amígdala emite sinal de perigo que é transmitido ao tronco cerebral, o qual ativa as respostas de ansiedade.

 

Quais são os fatores responsáveis pela ansiedade na vida adulta?

  1. Ambiente – advém do contexto de desenvolvimento e aprendizagem, responsável pelo desfecho das estruturas básicas da nossa vida
  2. Fatores biológicos – resulta da atividade das amígdalas cerebrais que se ativam e excitam mais facilmente que outras, o que faz dos seus detentores, pessoas mais sensíveis no processamento das emoções
  3. Variação genética – apoia-se nas diferenças subtis de determinados genes que interferem e provoca uma recetividade reduzida nas amígdalas cerebrais e estas, ficam impedidas de afinar as respostas de ansiedade.

 

É possível transpor a terrível sensação de ansiedade?

Sim, é possível! Treinando-nos a utilizar caminhos alternativos, através das seguintes formas:

  1. Afastar ativamente pensamentos negativos
  2. Focar com empenho em atividades prazerosas
  3. Adotar comportamentos construtivos

 

Qual o papel positivo da ansiedade?

A ansiedade ainda é, muitas vezes, identificada como algo a ser evitado, algo de que se deve ter vergonha. Vivemos numa sociedade que gera ansiedade, mas ignora o seu papel existencial positivo! Precisamos da ansiedade para uma avaliação objetiva da nossa existência e procedermos a uma alteração significativa, esforçando-nos por alcançar algo positivo. Desta forma, se a ansiedade for regulada torna-se produtiva.

 

Quais os efeitos da psicoterapia no cérebro?

Estudos sobre imagens obtidas antes e depois da realização de psicoterapia, concluíram que o cérebro se reorganiza, a si próprio ao longo do tratamento. Quanto mais sucesso tiver a psicoterapia, mais profundas são as alterações no cérebro. O recordar das memórias, a elaboração e o desviar consciente da atenção para novos padrões comportamentais produz alterações biológicas duradouras no cérebro. É estabelecida uma nova realidade mental.

 

Como procurar ajuda?

Se estiver a precisar de ajuda para regular a ansiedade, a Clínica PSIC possui um programa de intervenção específico, que recorre à psicoterapia, com estratégias terapêuticas que propiciam resultados rápidos e eficazes no tratamento da ansiedade. Para saber mais sobre esta intervenção marque uma consulta informativa gratuita presencial ou à distância.

O caminho para o alcance de uma vida pacífica começa no poder da nossa mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar