Sabia que o interesse sexual muitas vezes depende do equilíbrio entre os fatores cognitivo-emocionais e fisiológicos? E sabia que a falta de desejo sexual é uma situação muito comum nos homens? Estes são alguns dos principais motivos para a falta de desejo sexual masculino:
Cansaço e o stress da rotina diária
O cansaço e o stress da rotina diária são as causas que mais prejudicam o desejo sexual masculino. A tensão acumulada pode levar ao decréscimo dos níveis de testosterona e produção de esperma nos homens. A falta de desejo, devido ao cansaço físico e mental, pode originar situações como ejaculação precoce ou incapacidade em manter a ereção.
Depressão
A depressão pode estar a ser desenvolvida por sentimentos como a angústia, principalmente, nos momentos em que fica a ruminar nas situações da vida que o perturbam, podendo assim agravar a perda do interesse sexual. Algumas pessoas optam por recorrer a medicamentos para tentar solucionar esta situação, porém, por vezes, estão a mascarar e/ou a acentuar os sintomas, alterando ainda mais a líbido sexual.
Traumas
As más experiências sexuais podem despoletar alguns medos e inseguranças. Quando estes traumas se tornam frequentes, podem prejudicar o desempenho e espontaneidade da pessoa, contribuindo assim para a diminuição do interesse sexual.
Disfunção erétil / Impotência sexual
Muitos homens apresentam dificuldades em alcançar ou manter a ereção. Esta situação pode ocorrer devido a vários fatores, desde o consumo de medicamentos/suplementos; o consumo de tabaco e o álcool excessivo; as doenças crónicas bem como causas psicológicas/emocionais, nomeadamente o constante receio de falhar e a insegurança emocional.
Insatisfação com o corpo
Outro motivo muito constante para a diminuição da líbido é a preocupação e insatisfação com a imagem corporal, nomeadamente no momento de maior intimidade. As pessoas que se sentem insatisfeitas consigo mesmas, dificilmente conseguem libertar-se no momento de maior intimidade, deixando que interfira nesse que deveria ser um momento de grande cumplicidade e naturalidade.
Obesidade
A obesidade pode ser um problema grave para muitos homens. O excesso de peso pode interferir de forma significativa com a perda da líbido e com o acentuar da baixa autoestima. Por outro lado, pode também contribuir para a diminuição dos níveis de testosterona, que é importante para manter o desejo sexual e a ereção. Assim, os homens que sofrem de obesidade, podem ter mais dificuldades no desempenho da relação sexual, uma vez que o excesso de peso pode incitar um aumento da tensão alta entre outros sintomas, que podem reduzir o fluxo de sangue para o órgão sexual, que é o que sustenta a ereção.
Falta de estímulos
Os estímulos partilhados numa relação são muito importantes e fundamentais para despertar o desejo. A comunicação também é um fator importante entre os parceiros, assim como o conhecimento dos estímulos – visuais ou táteis – que despertem o prazer e o desejo. Quando não há diálogo acerca da intimidade e existe falta de dedicação a esses momentos é possível que possa ocorrer eventualmente uma perda do interesse sexual.
Conflitos na relação
As discordâncias e os desentendimentos levam à desconfiança e ao desgaste da relação. Estas situações também são responsáveis para que haja um menor interesse sexual, culminando em situações conflituosas e sentimentos como o ressentimento na relação.
Insónia
Manter um hábito de dormir pouco, pode causar maior stress e ansiedade no organismo, modificando a forma como o sangue flui, prejudicando assim a ereção do homem. Quando existe grande tensão e stress acumulado, o corpo pode sofrer transformações, produzindo substâncias que prejudicam o sono, tais como o cortisol e a adrenalina.
Culpa
Quando sofrem de disfunção erétil ou impotência sexual, tendencialmente os homens sentem-se culpados por se sentirem incapazes de corresponderem às expectativas e acharem que deixam de dar prazer à parceira. Com estes pensamentos acabam por evitar a relação sexual, com receio de serem incapazes de satisfazer a parceira.
Atualmente, sabe-se que em muitos casos, as disfunções sexuais, os problemas e/ou queixas sexuais e a perda de interesse sexual estão associadas a questões psicológicas e emocionais.
Como é no seu caso? Talvez sinta com frequência, desconforto durante a relação sexual e até possivelmente, nos últimos tempos, se tenha sentido desmotivado consigo mesmo, quer a nível físico quer a nível emocional. Estas são situações complexas que podem prejudicá-lo a si e à sua relação. Saiba que a nossa clínica pode ajudá-lo. Contacte-nos para mais informações.
