As 5 fases do luto

Lidar com o luto é doloroso! Geram-se sentimentos de tristeza, raiva, choque, ansiedade, angústia e incompreensão. Cada pessoa vive o luto de forma diferente, mas, tipicamente, o luto assume 5 fases.

1ª Fase do Luto: Negação

É difícil entender e aceitar a perda. Temos tendência a racionalizar a situação e minimizar o impacto que ela tem e terá nas nossas vidas, negando o ocorrido.

2ª Fase do Luto: Raiva

Direcionamos a raiva a todos os que nos rodeiam e que nos são próximos. Podemos também sentir raiva de nós próprios por não ter feito as coisas de forma diferente, acabando por nos culpabilizarmos.

3º Fase do Luto: Negociação

Nesta fase, compreendemos que a raiva que sentimos não muda o que aconteceu. Começamos a adquirir mais paz interior e serenidade e continuamos ou retomamos a nossa rotina. É natural que, nesta fase, criemos reflexões em que nos comprometemos a ser melhores para connosco próprios e tentarmos ter uma vida mais calma e saudável para que tudo volte a ser como era antes.

4ª Fase do Luto: Depressão

Depois de uma perda, é normal que haja a sensação de cansaço extremo. Sentimos muita tristeza e choro fácil. Ficamos mais silenciosos e podemos até ter alterações no apetite ou no sono. De uma forma geral, ficamos emocionalmente mais fragilizados.

5ª Fase do Luto: Aceitação

A tristeza e a saudade poderão ainda estar presentes nesta fase, porém já começa a ser possível pensar no futuro e sentir que mudanças positivas poderão ocorrer. Pode ainda não ser o momento de total felicidade, mas é a fase em que já há diminuição/ausência da depressão e conseguimos voltar a sentir emoções serenas e a estar predisposto para a mudança.

Como recuperar de um luto?

O luto é uma reação emocional perante uma perda significativa na nossa vida. É um processo natural que revela a forma como reagimos e tentamos preencher um vazio. Faz parte da recuperação emocional e sucede-se após situações de dor, como a morte de alguém, o fim de uma relação, a morte de um animal de estimação, ou até a perda de algo importante.

Se sente que ninguém compreende a sua dor, procure o apoio especializado de profissionais de saúde e aprenda a aceitar a dor, o desamparo e a lidar com a perda para poder continuar a viver. Contacte-nos para marcar uma consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

E ainda relacionado com o tema, leia também:

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Subscrever
Notificação de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments