Com estas 8 dicas vai dormir melhor!

O seu sono tem sido agitado? Deita-se e fica a relembrar o seu dia ou a pensar no dia seguinte?  É daquelas pessoas que conversa infinitamente com a sua almofada? Ou então, mesmo que adormeça, não consegue dormir uma noite completa? Quando acorda, sente-se cansado e durante o dia sonolento? Passa o dia stressado e de mau humor? Se respondeu que sim a alguma destas questões, precisa urgentemente de cuidar do seu sono. Deixamos-lhe 8 dicas práticas para dormir melhor!

  1. Estabeleça um horário para dormir

Manter a regularidade do sono é essencial. Planeie a hora a que se vai deitar e a hora a que vai acordar e cumpra esse horário todos os dias. O sono perdido nunca mais é recuperado, o ideal é dormir, todos os dias, de acordo com as suas reais necessidades de sono.

  1. Pratique exercício, mas não muito tarde

A prática do exercício físico é excelente para melhorar vários aspetos da sua vida, mas se treinar muito perto da hora de dormir, pode prejudicar a qualidade do sono. Treine pelo menos 2-3 horas antes de se deitar.

  1. Evite cafeína e nicotina antes de dormir

Café, coca-cola, alguns chás, chocolate e outras bebidas/comidas que contenham cafeína, assim que ingeridas demoram cerca de 8 horas até sair completamente do seu corpo. Também a nicotina tem uma ação estimulante no corpo, prejudicando a qualidade do sono.

  1. Evite fazer uma refeição pesada antes de dormir

Se comer uma refeição pesada pouco tempo antes de ir dormir, é provável que tenha alguma indigestão e que interfira no sono. Opte por uma refeição ou um lanche mais leve e evite beber líquidos no período da noite.

  1. Não faça sestas

Dormir durante a tarde, pode tornar mais difícil adormecer à noite. Embora lhe dê a sensação de descanso nesse dia, irá intensificar o cansaço no dia seguinte.

  1. Relaxe

Antes de se deitar é importante relaxar. Tome um banho quente, oiça uma música, leia ou medite. Prepare-se para o seu o descanso.

  1. Melhore o ambiente onde dorme

Deixe o seu ambiente agradável, livre-se de possíveis barulhos, tenha uma cama confortável e uma almofada da sua preferência e mantenha a temperatura do quarto fresca. Para além disso, retire do ambiente distrações produtoras de ondas eletromagnéticas como: telemóvel, televisão, rádio despertador, instalação elétrica na cabeceira da cama, sistema de Wi-fi, e tudo mais que represente perigo deve ser evitado.

  1. Se não conseguir adormecer, levante-se

Se estiver deitado há mais de meia hora, não conseguir adormecer e começar a se sentir ansioso ou preocupado, levante-se e realize alguma atividade para relaxar até que sinta que o sono está a chegar.

Lembre-se que é durante o sono profundo que o cérebro processa tudo o que vivenciou durante o dia, sendo importante organizar o sono para potencializar a nossa capacidade mental, física e psicológica.

Se mesmo com estas dicas continua a sentir dificuldades em adormecer ou a não ter um sono de qualidade, é necessário procurar ajuda especializada. É possível regularizar os padrões de sono através de intervenções hipnoterapêuticas e neuromoduladoras que criam as condições internas para um sono reparador e saudável. Saiba como podemos ajudar aqui.

Para mais informações contacte-nos para a marcação de uma consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

Adaptado de NIH Medicine Plus. Bethesda MD: Bibiloteca Nacional de Medicina (Estados Unidos) – “Tips for Getting a Good Night’s Sleep”.

Partilhar

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comentar tópicos
1 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais comentado
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
PSIC Psicologia IntegradaSusana Autores recentes de comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscrever  
mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Susana
Visitante
Susana

Muito interessante. Obrigada.

PSIC Psicologia Integrada
Editor

Ficamos felizes por saber que gostou e que a dicas lhe sejam úteis.
Gratidão pela participação!