Como controlar as suas emoções?

Quando se depara com situações de pressão ou momentos difíceis, nem sempre é fácil manter a calma e evitar deixar-se levar pela emoção do momento. É importante saber gerir as emoções, principalmente diante de situações que podem ter repercussões no seu futuro.

Para lidar com essas situações é necessário ter a habilidade de lidar com os seus próprios sentimentos e saber manter um equilíbrio entre a razão e a emoção.

5 dicas para controlar as emoções

Então como fazer para controlar as suas emoções? Mostramos-lhe 5 dicas práticas que o podem auxiliar a lidar com as suas emoções em momentos difíceis:

  1. Respire profunda e calmamente: tome o seu tempo e conscientemente preste atenção ao ritmo da sua respiração. Desta forma, ajuda a interromper a resposta automática e defensiva diante de uma possível ameaça emocional.
  2. Saia do ambiente: quando necessário, afaste-se, observe a situação de longe e tome um copo de água. Este distanciamento favorece novas perspetivas.
  3. Dê nome ao que sente: quando identificar uma emoção forte, procure dar-lhe nome e pergunte-se em que altura já sentiu isso. Só vai saber lidar com aquilo que conhece e é bom começar por saber o que sente, para depois procurar saber como diminuir a sua intensidade.
  4. Aceite o que sente: quando nega certas emoções, favorece que estas apareçam de forma descontrolada em outro momento. Todas as emoções são necessárias, permita-se senti-las.
  5. Observe as reações físicas: quando sentir uma determinada emoção, preste atenção às manifestações dessa no seu corpo que podem surgir como um gosto amargo na boca, um arrepio de frio, um aperto no peito, uma dor de barriga…

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E porque controlar as emoções não é sinónimo de as reprimir, leia também:

Como a PSIC pode ajudar?

É importante compreender que as emoções formam um estado, mas não são uma característica sua, por isso, evite repetir que é uma pessoa “nervosa, ansiosa, triste…”. Se sente que o seu  estado emocional o aprisiona de tal forma que se torna difícil ver para além dele, é um sinal de que deve procurar ajuda especializada que o ajude a desenvolver a capacidade de entender as suas próprias emoções e a direcioná-las positivamente, sem prejuízo para o seu bem-estar.

Na clínica PSIC fornecemos recursos para alcançar a atitude consciente, o domínio das emoções e o equilíbrio na vida, através de um Programa Intensivo de 3 semanas Detox Emocional Intensivo.

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