Blog

Como melhorar a sua saúde de uma vez por todas

Quando o assunto é saúde, todos dedicamos algum do nosso tempo a procurar informação sobre o tema, os melhores profissionais e comportamentos mais saudáveis – mantendo uma alimentação equilibrada, praticando exercício físico ou fazendo exames de rotina.

Mas quando falamos de saúde mental, o nosso comportamento é outro: “Hoje não tenho tempo”, “Amanhã estou melhor”, “Isto é uma fase e não é preocupante”, “Não posso dar-me ao luxo de ir ao psicólogo”. São inúmeras as desculpas para deixarmos a saúde mental para segundo plano, esquecendo-nos de um facto muito importante – saúde mental e física estão intimamente ligadas, influenciando-se mutuamente!

Nos últimos meses, temos vindo a falar da forma como as emoções podem adoecer o nosso corpo – como por exemplo os rins ou o fígado.

Quando a nossa saúde emocional está fragilizada isso tem um impacto direto em vários órgãos do nosso corpo e na produção de neurotransmissores que influenciam o nosso humor, motivação e a forma como nos relacionamos com os outros.

Dê importância à sua saúde como um todo. Tire um tempo para olhar para dentro de si e pergunte-se: como me tenho sentido? O que me tem impedido de funcionar plenamente?

Pelo seu bem e dos seus, cuide da sua saúde mental, emocional e física.

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Se é estudante, está desempregado ou numa situação económica fragilizada, saiba como usufruir de preços ajustados à sua realidade em psic.com.pt/prosocial

Jatir Schmitt – Psicóloga Clínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar