Como promover a resiliência em 4 passos

Já teve problemas na sua vida em que a solução estava tão escondida que parecia inexistente? 

Em situações assim, é inevitável alimentar o pessimismo e por mais atento que esteja, haverá algum ponto no caminho onde terá dificuldade em saber por onde seguir.

A vida é difícil, mas enfrentar a adversidade com otimismo e fé em si mesmo, pode provocar uma mudança enriquecedora e a resiliência pode ser a chave para lidar de forma positiva com as situações menos boas que vão acontecendo.

Justamente para promover a resiliência e encontrar luz em momentos complicados, aqui estão 4 passos que podem ajudar:

  1. Seja flexível: Procure entender que vai enfrentar desafios em diferentes pontos da sua vida. Se tiver isso em mente, terá a capacidade de ajustar os seus objetivos, criar novas estratégias e encontrar maneiras de se adaptar às situações.
  2. Procure lições: Quando tem uma experiência negativa, concentrar-se nas lições positivas que pode retirar. Procurar um culpado é uma perda de energia. Deixe também de se perguntar “Porquê eu?”. Será mais útil encontrar uma forma diferente para da próxima vez obter um resultado melhor.
  3. Mantenha as relações vivas: É importante que nutra os seus relacionamentos com amigos e familiares e quando passar por um momento difícil, esteja próximo das pessoas que o acarinham. Aceite a ajuda daqueles que se preocupam consigo, pois, esse apoio faz toda a diferença.
  4. Liberte a tensão: Certifique-se que possui algumas alternativas que o façam expressar as suas emoções e aliviar a tensão. Recomendamos algumas como, fazer terapia, meditar, falar e rir com amigos, assistir comédias, praticar exercício físico e sair da rotina.

Às vezes, são as grandes dificuldades da vida que o levam a erguer-se acima de si mesmo e mostram que pode continuar a crescer em qualquer idade. Procurar ajuda de um profissional pode potencializar as soluções para momentos difíceis, assim como o seu bem-estar.

Saiba que a clínica PSIC pode ajudá-lo ultrapassar os momentos difíceis pois utiliza abordagens integrativas e sistémicas que promovem a superação da crise e o equilíbrio das diferentes áreas implícitas da sua saúde emocional. Para saber mais informações, usufrua da nossa consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância.

Partilhar