Como recuperar de um colapso de stress

“Quando recorri a esta clínica sentia-me desgastada a todos os níveis: pessoal, familiar e profissional. Confusão mental inexplicável. Estava desmotivada a todos os níveis, a ansiedade era elevada, stress constante, dormia muito pouco, estava a desistir de mim. Com o tratamento sinto-me outra, motivada, sem stress, muito menos ansiosa e agora já estou a gostar de mim e também já consigo gostar dos outros. O tratamento foi um novo reiniciar de vida. Muito obrigada a todos.” – Anónima.

O testemunho acima representa bem a vida moderna, onde os afazeres e mudanças constantes vão, de certa forma, prejudicando o seu bem-estar e qualidade de vida.

Quantas vezes deu por si a tentar equilibrar e fazer tudo o que tem para fazer em tempo record?

A maioria das pessoas tenta fazer o impossível, seja no trabalho, no contexto familiar, na vida social ou até na conciliação de todas as partes da sua vida.

A adaptação a todas essas mudanças é uma capacidade que nasce do stress, já que o stress, apesar de estar ligado a algo negativo, nem sempre é prejudicial. O problema surge quando a perceção que tem de uma determinada situação é negativamente exagerada, a ponto de se sentir “ameaçado” ou em “perigo” por situações que, na realidade, são inofensivas e/ou indiferentes.

Estes sentimentos e a incapacidade de avaliar o prejuízo emocional e físico das mudanças são muito comuns, e o testemunho acima mostra como se pode atingir o limite da exaustão e quais são as suas repercussões. Quando a pessoa esgotou a sua capacidade de adaptação ao conjunto de situações que se foram acumulando, acabou também por abdicar de si, da sua imagem e da sua saúde física e emocional. Isto acontece porque o organismo fica desorganizado, a energia mental reduzida, os processos mentais falham e o corpo adoece.

Então, como podemos recuperar de um colapso de stress? A resposta está em aprender a gerir o stress com 4 simples etapas:

    • Encontre formas alternativas de olhar para a situação: faça uma reinterpretação emocional da situação potencialmente stressante e foque-se em formas alternativas de ver a situação. Isto vai ajudar a trazer calma e diminuir a intensidade dos sentimentos negativos.
    • Aceite os seus limites: identifique as situações que estão fora do seu controlo para poder refletir sobre a melhor forma de enfrentar as adversidades.
    • Comemore mais: sempre que conquistar algo, comemore. Reconheça as suas conquistas e realizações e valide a sua capacidade de vencer mesmo que seja uma pequena conquista. Inspire-se no oceano que é feito de pequenas gotas de água.
    • Relaxe regularmente: diariamente faça pequenas pausas e pratique breves exercícios de relaxamento.

O testemunho transcrito mostra como a psicoterapia o pode ajudar a modificar as avaliações que faz das situações, ao mesmo tempo que lhe fornece ferramentas psicoeducacionais que contribuem para se tornar consciente, reorganizar-se e desenvolver habilidades que o farão sentir-se capaz e confiante.

A Clínica PSIC disponibiliza programas terapêuticos específicos para stress. Utilize a Consulta Informativa Gratuita a para tirar todas as suas dúvidas e conhecer as nossas modalidades de ajuda. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

Para saber se o seu stress é saudável ou se precisa de ser controlado, consulte o nosso medidor de stress, aqui.

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Subscrever
Notificação de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments