Como saber se sofre de Perturbação de Pânico

O que é?

A Perturbação de Pânico é constituída por ataques de pânico recorrentes, que podem ser caracterizados por um momento abrupto de medo ou forte desconforto, atingindo o pico em minutos.

Quais os sintomas?

Identificamos 2 níveis dos principais sintomas que caracterizam a Perturbação de Pânico.* Perceba se algum deles se identifica com a sua realidade.

A – Tenho ataques de pânico imprevisíveis e frequentes e consigo identificar 4 (ou mais) dos seguintes sintomas:

  1. Palpitações, batimentos cardíacos ou ritmo cardíaco acelerado
  2. Suor excessivo
  3. Estremecimentos ou tremores
  4. Falta de ar ou dificuldade em respirar
  5. Sensação de asfixia
  6. Incómodo ou dor no peito
  7. Náuseas ou mal-estar abdominal
  8. Tontura, desequilíbrio ou desmaio
  9. Sensações de frio ou calor
  10. Sensações de formigueiro
  11. Sensações de sentir-se desligado de si próprio
  12. Medo de perder o controlo
  13. Medo de morrer

B – Sinto uma inquietação constante sobre ter novos ataques de pânico ou do que me pode acontecer e/ou evito comportamentos que possam levar a um ataque de pânico (ex: exercício físico, situações desconhecidas).

Caso se identifique com estes sintomas ou conhece alguém que se identifica, é provável que esteja perante uma situação de Perturbação de Pânico. Está na hora de procurar ajuda. Com a compreensão do processo de pânico, das suas crenças limitantes, dos medos excessivos e pensamentos negativos é possível recuperar a sua confiança, autonomia e domínio de si mesmo. Este é um processo realizado na Clínica PSIC através do Programa Intensivo Detox Emocional. O programa reúne as estratégias psicoterapêuticas, hipnoterapeuticas, psicossensoriais e de Biofeedback, aliadas às terapêuticas orientais, sendo um poderoso complemento às intervenções convencionais. É um método singular que produz efeitos transformadores e duradouros. Trata-se de uma solução fundamentada nos princípios da psicologia, da neurociência afetiva e da física quântica. Produz resultados impressionantes, quase mágicos.

Marque uma consulta informativa gratuita para conhecer melhor este programa intensivo. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

 

*Fonte: Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição (DSM-5)

Partilhar

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscrever  
Notificação de