Como sair do papel de vítima?
É uma daquelas pessoas que acha que as coisas nunca lhe correm bem? Ou sente que a vida tem sido injusta consigo e que o azar o persegue? Desresponsabiliza-se pelas coisas que lhe acontecem? Caso seja a sua realidade, saiba que pode estar a colocar-se inconscientemente num papel de vítima.
Ao longo da vida, todas as pessoas estão sujeitas a defrontar inúmeros desafios e dificuldades. Perante as dificuldades existem duas opções:
- Tornar-se vítima
- Transformar a dificuldade em aprendizagem e motivação
A opção a seguir parece ser óbvia, mas por vezes, a opção é tomada de forma inconsciente e ser vítima é para si um hábito. Se por um lado, o papel de vítima pode trazer alguns benefícios momentâneos como obter atenção e afeto dos que o rodeiam, a longo prazo, provoca um desgaste emocional e mental e, consequentemente, uma grande frustração.
Então, o que deve fazer para sair do papel de vítima?
- Consciência – diante do desgaste emocional e da frustração faça autoanálise e descubra os seus comportamentos que promovem as suas dificuldades.
- Autorresponsabilização – perceba que tem o poder de decisão em todas as suas ações e reações. Responsabilize-se pela suas escolhas e história.
- Introspeção – perante os desafios do dia-a-dia, trabalhe no cultivo de vários momentos de reflexão para ponderar quais as aprendizagens ocultas em cada situação. Aceite que as críticas podem ser a sua oportunidade de mudança.
- Mudança – a mudança é natural e inevitável. Olhe para as situações como um desafio e estimule o seu lado proactivo: estabeleça objetivos e prioridades e perceba qual o caminho que quer seguir.
Leia também:
Ao continuar no papel de vítima, irá limitar o seu potencial e impedir o seu progresso. É necessário libertar-se do comodismo e assumir um papel autónomo e proactivo nas suas decisões. Tomar as rédeas da mudança pode ser um trabalho difícil, no entanto, o primeiro passo está em reconhecer e quebrar o ciclo da estagnação próprio da vitimização.
Conseguiu identificar-se com esta situação? Gostaria de investir mais na sua mudança mas sente que é um trabalho árduo para fazer sozinho? Comece por procurar ajuda especializada. A Clínica PSIC disponibiliza uma Consulta Informativa Gratuita onde poderá tirar todas as suas dúvidas, receber apoio e conhecer as nossas modalidades de ajuda. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).