Costumam-lhe dizer que nunca está satisfeito? Ou que se está sempre a queixar? Há pessoas que repousam na infelicidade, num estado de descontentamento e desânimo permanente que as impede de desfrutar o momento presente e aproveitar o lado bom da vida. Para alguns, o caminho mais fácil é permanecer na melancolia, nos questionamentos “Se eu pudesse” ou “Só acontece comigo” que o tornam incapaz de progredir. Mas lembre-se, o caminho mais fácil, nem sempre é o mais curto.
A sociedade moderna aceita que os tempos mudaram para muitas coisas, mas ainda se cobra ao ritmo de vida das gerações passadas. Existe uma pressão associada à idade quando o assunto é a carreira, o poder económico, as relações amorosas, como se um número definisse um tempo: 20, 30, 40 anos… e agora?
A vida não é uma corrida contra o tempo, está tudo bem em mudar de área profissional, encontrar um novo amor, ir atrás dos seus sonhos em qualquer idade. Situações como estas precisam de ser normalizadas para evitar a insatisfação crónica.
Quais os sintomas da insatisfação crónica?
- Queixa constante
- Procura pela perfeição
- Autocrítica e/ou crítica com os outros
- Definição de metas irreais
- Intolerância ao fracasso
- Baixa tolerância à frustração
Quais os passos para a satisfação crónica?
- Estabelecer metas realistas e com significado pessoal
- Focar no essencial
- Minimizar os problemas
- Celebrar os progressos
- Colocar amor em tudo o que faz
- Praticar a gratidão
A melhor forma de sair desse estado de insatisfação permanente é procurar apoio psicológico. Na PSIC podemos ajudar a mudar a sua vida ao identificar os fatores emocionais e reconhecer os padrões disfuncionais e limitantes, assim como ajudá-lo a promover estratégias adaptativas para a resolução de problemas e obter uma maior capacidade de gestão de situações adversas e das suas emoções. Saiba mais sobre o nosso Programa Intensivo Detox Emocional aqui ou marque uma Consulta de Avaliação.