COVID-19 – Como a PSIC o pode ajudar

A chegada do COVID-19 a Portugal teve impacto na maioria dos portugueses. Da preocupação moderada com o vírus, passou-se para a implementação de uma série de medidas de proteção e prevenção que incluem o isolamento social. Toda esta nova situação mostrou que, para além de dar assistência médica às pessoas infetadas, também se tornou importante lidar com o sofrimento e reações emocionais desconfortáveis de todas as pessoas, infetadas ou não.

Neste momento particularmente difícil, pode começar a apresentar sinais de instabilidade, ansiedade, medo, preocupação, entre outras. Para quem já tinha um quadro depressivo ou ansioso diagnosticado pode ser ainda mais desafiante lidar com todas as emoções que podem surgir. Em ambos os casos, e sempre que reconheça que o seu estado emocional o impede de realizar as suas atividades do dia-a-dia, é importante pedir ou manter a ajuda especializada.

Nesse sentido, entre várias outras vertentes, o apoio psicológico é importante ao providenciar:

  • suporte emocional;
  • estratégias para lidar com o isolamento, crise e mudança;
  • promoção de uma perceção positiva;
  • desenvolvimento de respostas específicas para o período pós COVID-19.

O apoio psicológico pode abranger tanto pessoas infetadas como pessoas que procuram informação e apoio. Torna-se difícil ser psicólogo de si mesmo, especialmente em momentos de crise. Falar abertamente acerca dos anseios e medos cria espaço para a organização mental que o ajudará a serenar neste momento.

O atendimento clínico, feito através de várias plataformas digitais, é um ato psicológico e deve ser realizado exclusivamente por psicólogos, cuja prática profissional é regulada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A Clínica PSIC, desde sempre, realiza intervenções presenciais e à distância. Neste momento, e em função do isolamento social e para segurança de todos, os atendimentos passaram a ser realizados exclusivamente através de plataformas digitais. Estas intervenções têm como objetivo manter o acompanhamento psicológico para atuais clientes, mas também prestar apoio às pessoas que, neste momento, se encontram em dificuldades emocionais, pelas mais diversas razões.

Para que possa ter acesso ao atendimento online, deve garantir o acesso à internet, podendo utilizar o seu telemóvel ou computador. É importante que procure um ambiente privado e tranquilo de modo a evitar interrupções durante a sessão.

Estas são as modalidades de atendimento à distância em funcionamento na Clínica PSIC:

A comunicação é direta com uma psicóloga e todas as informações serão tratadas de forma confidencial. Se se encontra em dificuldades, nós podemos ajudar, marque a sua consulta informativa online aqui.

Disponibilizamos também outras vias pelas quais nos pode contactar, nomeadamente Facebook, Instagram, telemóvel/WhatsApp +351 968 931 541 e email: psichipnose@gmail.com.

Partilhar