O homem é um animal social
A célebre frase de Aristóteles continua muito atual e reflete a necessidade do ser humano de viver em comunidade, tendo desde sempre vivido em pequenos grupos. Como seres essencialmente sociais, o convívio com o outro é indispensável para garantir a nossa sobrevivência, assumindo funções muito importantes, como a socialização, aprendizagem de regras e limites. Com o outro e através do outro vamo-nos construindo, numa verdadeira dinâmica de papéis e contra papéis. Os amigos são um “outro” especial, com eles partilhamos alegrias, tristezas e vivemos experiências inesquecíveis. Mas os benefícios da amizade vão mais além:
- Os amigos fazem bem à saúde e ao coração. Até podem contribuir para um menor risco de desenvolver doenças, menor probabilidade de ter um enfarte ou doenças cardíacas e melhoria nas defesas do nosso organismo;
- Os amigos dão-nos anos de vida. O convívio com os amigos aumenta em 50% as hipóteses de viver mais. Sabe-se que uma vida sem interação social tem um prejuízo que pode ser comparado com o de fumar todos os dias, ser alcoólico ou obeso;
- A felicidade dos nossos amigos é contagiante, vibra e ressoa como num efeito onda que propaga o bem-estar e otimismo de quem nos rodeia, mimando e nutrindo o nosso sistema;
- Os amigos verdadeiros ajudam a prevenir a ansiedade, depressão e baixa autoestima;
- Ter amigos é importante para o desenvolvimento de aptidões para trabalhar em equipa, paciência, capacidades de comunicação e de escuta;
- Os diferentes pontos de vista do círculo de amigos enriquecem-nos;
- O contato social diminui as preocupações e os níveis de stress;
- Fazer um novo amigo tem um valor emocional superior ao de receber um aumento no salário;
- Ter amigos no local de trabalho aumenta a satisfação com o emprego, ajuda a lidar com a tensão, a superar momentos de crise e a aumentar a produtividade.
Pense no que pode estar a perder quando evita fazer amigos novos, quando adia aquela saída tão esperada ou quando desmarca encontros para trabalhar até mais tarde. Neste dia, permita-se usufruir dos benefícios da amizade.
Feliz dia do Amigo!