Blog

É possível aprender a estar deprimido?

Ao longo da vida vão surgindo momentos que nos fazem sentir raiva, culpa, frustração, mágoa e revolta. No entanto, muitas vezes escondemos estas emoções. Este facto vai-nos entristecendo pouco a pouco, desapegamo-nos da nossa essência, e vamo-nos recolhendo no nosso mundo até que toda esta repressão de emoções se transforma em sintomas. Este padrão de comportamento gera em nós uma aprendizagem de um estado depressivo, que se vai consolidando até ao momento em que deixamos de suportar a dor e o nosso sistema sucumbe.

 

É neste momento que um psicólogo clínico devidamente qualificado consegue ajudar. Com o apoio profissional, nomeadamente, através da hipnoterapia, é possível extinguir esta aprendizagem a um ritmo que seja apropriado para si.

 

A seguir apresento-vos o testemunho da Cristina que, através de um acompanhamento psicológico intensivo e de hipnose na nossa Clínica, conseguiu extinguir esta aprendizagem há tanto tempo enraizada.

 

A Cristina foi uma criança e uma jovem alegre, feliz, livre e espontânea, voltada para as artes e para a criatividade. Mas à medida que convivia com pessoas tristes e fechadas, a Cristina abriu mão da sua essência e trocou a sua alegria de viver pela tristeza presente no seu ambiente.

 

Era uma vida cheia de tarefas, obrigações, responsabilidades e tudo em função do “outro”… mal tinha tempo para dormir ou comer! Quando me deparo com uma mudança extrema, fico desempregada, o “outro” já não existe e apenas tenho que cuidar de mim, já não sei como fazer. De uma vida de caos é agora uma vida vazia. A depressão aparece mais forte e instala-se nesse vazio. O meu nome é Cristina e tenho 37 anos. A terapia foi essencial para sair da sombra e aparecer para a vida! Foi uma terapia adequada ao meu problema e ajustada aos meus progressos. Tenho agora um caminho e tenho a energia necessária para o percorrer. Agradeço todo o carinho e em especial ao empenho da Doutora Jatir em me ajudar. Bem haja!”.

 

Se gostaria de saber mais sobre o tema da Hipnose, clique aqui.

O bem-estar mental é um direito que deve estar ao alcance financeiro de todos. Se é estudante, está desempregado ou numa situação económica fragilizada, saiba como usufruir de preços ajustados à sua realidade em psic.com.pt/prosocial

Jatir Schmitt – Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar