Estas são as 5 dicas essenciais para controlar a dor crónica

Sabia que cerca de 37% dos portugueses em idade adulta sofrem de dor crónica? Se pertence a este grupo, talvez já tenha consultado vários médicos e sabe que embora a dor atenue por algum tempo acaba por regressar. A dor que sente é uma dor persistente ou recorrente e afeta a sua vida tanto a nível físico, como emocional e, consequentemente, a nível relacional. Talvez tenha chegado a um ponto em que não sabe o que mais fazer!

A dor crónica pode surgir devido a uma dor física aguda prolongada e de um estado emocional negativo intenso que, mesmo sem a presença de causa física, leva à existência de memórias de dor no corpo. Mas sabia que a sua dor também pode estar relacionada com questões emocionais? Traumas e stress recorrentes, bem como emoções reprimidas libertam neuro-hormonas que prejudicam o corpo.

Deixamos-lhe 5 dicas naturais para atenuar a dor e aumentar a sua qualidade de vida:

  • Alimentação – adote uma dieta que inclua alimentos anti-inflamatórios, como alguns vegetais, frutos vermelhos ou peixes gordos, para equilibrar o seu organismo;
  • Relaxamento – ao relaxar, elimina a rigidez corporal, promovendo a calma que liberta os opióides naturais responsáveis pela analgesia da dor;
  • Exercício – o exercício, prescrito pelo seu médico de acordo com o seu problema de saúde, promove o equilíbrio articular e fortalece os músculos;
  • Invista no prazer e bem-estar – algumas inflamações no nosso corpo estão relacionadas com a raiva. Como a raiva e o prazer são incompatíveis, aposte em atividades que lhe deem prazer e que acabam por afastar a dor, como: entretenimento, meditação, relaxamento, convívio, hobby,..
  • O poder da mente e a respiração – atribua uma cor à sua dor e uma cor diferente ao alívio que deseja. Agora relaxe: inspire a cor do alívio e direcione para o local da dor e expire a cor que representa a dor, sempre imaginando apenas as respetivas cores.

Sabemos que esta dor lhe causa imenso sofrimento, pode sentir incapacidade física e uma mudança nas suas relações familiares e/ou um afastamento dos seus amigos. Pode também sentir que está dependente de outros e que a sua vida nunca mais terá alegria.

Ponha em prática estas dicas e veja se consegue sozinho atenuar a dor. Tenha em atenção que, por vezes, a dor é um S.O.S que necessita de atenção profissional. Contacte-nos para marcar uma consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

0 0 vote
Article Rating
Partilhar
Subscrever
Notificação de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments