Estas são as 6 causas mais comuns para a depressão

A depressão afeta os pensamentos, comportamentos, sentimentos e o bem-estar da pessoa, causando sintomas como ansiedade, tristeza, preocupação, sentimento de inutilidade e vazio. Mas o que provoca esta doença psicológica e este estado de melancolia? Estas são as 6 causas mais comuns da depressão:

  • Acontecimentos inesperados
    As situações inesperadas como por exemplo luto, divórcio ou perda de um emprego podem precipitar a depressão. Quando ocorrem, é natural que as pessoas demorem algum tempo até serem capazes de aceitar o acontecimento. No entanto, algumas pessoas, são incapazes de lidar com os acontecimentos sozinhas e por isso ficam fragilizadas emocionalmente. Em casos mais graves, além de ficarem com humor deprimido severo, deixam de conseguir realizar as atividades de vida diárias.
  • Situações angustiantes
    Fatores como a solidão, ausência de amigos ou familiares, saudade, stress constante, preocupações ou o facto de estar fisicamente esgotado, podem originar a depressão.
  • Doença física
    As doenças físicas que possam colocar em causa a vida e sobrevivência da pessoa, tais como: o cancro, tuberculose, HIV, doenças cardíacas, fadiga crónica, deficiência de nutrientes, sistema imunológico enfraquecido, doenças crónicas e/ ou prolongadas podem levar ao desenvolvimento da depressão.
  • Personalidade
    Algumas pessoas são mais vulneráveis à depressão do que outras. Isto pode dever-se aos nossos genes, às nossas experiências nos primeiros anos de vida ou ambos. O ambiente em que crescemos e onde estamos inseridos, também pode interferir com a nossa personalidade e com a forma como encaramos as situações da vida.
  • Álcool
    Consumir uma elevada quantidade de álcool regularmente pode contribuir para o desenvolvimento da depressão.
  • Genética
    Existem famílias, com casos em que a depressão é uma doença crónica, e por esse motivo, há uma grande probabilidade de ser transgeracional, ou seja, se um dos pais esteve gravemente deprimido, há uma maior probabilidade do filho ficar igualmente deprimido numa dada fase da vida.

Estas são algumas das causas que contribuem para que as pessoas permaneçam em ciclos intermináveis de tristeza profunda, sentimentos de desamparo, medo e mágoa. Muitas pessoas sentem-se incapazes de sair desse estado e desistem de si mesmas.

Se está a passar por esta situação ou se conhece alguém próximo a si, a ajuda profissional é aconselhável e urgente para ultrapassar algumas destas causas, que estão a limitar o seu bem-estar e liberdade para ser feliz. Saiba como podemos ajudar no tratamento da depressão e contacte-nos para marcar uma consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

Partilhar