Guia do equilíbrio emocional durante o COVID-19

As epidemias costumam provocar pânico generalizado na população, principalmente quando existe desconhecimento e incerteza. Tendo em conta que o vírus COVID-19 se transformou numa pandemia, esta situação pode abalar a sua saúde mental e emocional.

Então, o que fazer?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou algumas diretrizes que visam proteger a sua saúde mental durante este período conturbado. Como especialistas em cuidados de saúde psicológicos, decidimos juntar outras dicas que o podem guiar neste momento:

  • Dispa-se de preconceitos – Sendo esta uma pandemia, é expectável que afete vários países e etnias. Por isso, evite vincular este novo coronavírus a uma etnia ou nacionalidade e pratique a empatia com aqueles que foram afetados.
  • Afaste-se de notícias falsas – O fluxo repentino e constante de notícias sobre um surto pode funcionar como um “gatilho” emocional que dispara a sua ansiedade. Em vez disso, procure informações para tomar medidas práticas de prevenção. Atualize-se em horários específicos durante o dia e reúna factos de fontes fidedignas, como a OMS, a DGS e ainda o Governo Português para ajudá-lo a distinguir factos de rumores.
  • Use o momento de lavar as mãos – Aproveite os múltiplos momentos em que lava as mãos para regular a sua respiração. Com atenção, respire calma e profundamente e visualize que ao expirar está a eliminar todas as emoções tóxicas produzidas pelo stress do momento.
  • Faça do relaxamento uma parte da sua rotina – Procure pequenos momentos diários só seus que o ajudem a equilibrar as emoções, como o mindfulness, meditação, ler um livro, ouvir música ou um simples banho relaxante.
  • Exercite-se – Mantenha-se ativo e pratique atividade física com regularidade.
  • Esteja perto dos seus – Nos momentos em que experienciar maior angústia, procure falar das suas preocupações a respeito do COVID-19 com pessoas próximas e mantenha contacto regular, ainda que seja à distância.
  • Utilize o teleapoio – Durante a quarentena, em caso de ansiedade, medo ou pânico relacionados com esta pandemia, saiba que criamos o projeto de teleapoio “SOS Emoções – Reduza o desconforto emocional durante o COVD-19″. Pode inscrever-se no programa através do link: https://forms.gle/pFLL1jqQTyizg2S89

Lembre-se que as autoridades de saúde pública e especialistas do mundo todo estão a trabalhar continuamente para garantir os melhores cuidados aos afetados e para descobrir uma vacina para este vírus. Evitar a propagação do vírus é uma tarefa de todos nós, assim como acalmar as emoções que tendem a atrapalhar a razão.

Evite deteriorar o seu equilíbrio psicológico em tempos de crise, cuidando de si mesmo antes de mais nada, diminuindo os efeitos do COVID-19 na sua saúde mental.

“Ao reduzir o desconforto, ganhe equilíbrio e saúde emocional!”

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