Intervenções

Perturbações do sono

PSIC Perturbacoes do sono

O que são perturbações do sono?

Passa a noite a contar as horas?

A qualidade do sono interfere diretamente na qualidade de vida e é mais importante do que a quantidade de horas dormidas. As perturbações do sono podem surgir sob a forma de insónias, hipersónias e parassónias.

Testemunho

"(…) sentia muitas alterações ao nível da minha personalidade; sentia que absorvia em demasia todos os problemas que me rodeavam e não estava a conseguir ultrapassar esta situação! Sentia também que, todos os meus medos e “vergonhas” estavam cada vez mais exacerbados. (…) Posso dizer que no fim de um mês me sinto outra pessoa, sinto que sou a mesmo que era até há um ano atrás! Estou muito mais tranquila, otimista; sinto que de certa forma ultrapassei os meus medos e angústias. Tenho as ideias mais organizadas; não absorvo tanto os problemas que me rodeiam; sinto-me uma pessoa mais “leve” emocionalmente. Acabaram-se as insónias e a ansiedade. (…)" Anónimo

Como Ajudamos

Após um despiste das causas fisiológicas, avaliamos e intervimos no modo de vida e na arquitetura do sono, bem como nos fatores que podem estar a impedir um descanso reparador. Ensinamos recursos para recondicionar o ambiente de dormir propiciando um adormecer natural.

Resultados rápidos, eficazes e duradouros, sem medicamentos

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Insónia

  • Dificuldade para iniciar ou manter o sono, despertares frequentes com dificuldade em voltar a adormecer.

Hipersónia

  • Quantidades excessivas de sono, dificuldade em levantar-se de manhã.

Parassónias

  • Movimentos anormais que interrompem o padrão saudável do sono. Exemplos: síndrome das pernas inquietas, despertar confuso, sonambulismo e terrores noturnos.
  • Modo de vida
  • Higiene do sono
  • Rotina diária
  • Hábito alimentar
  • Memória
  • Bom humor
  • Atenção
  • Concentração
  • Desempenho ideal
  • Energia e vigor
  • Tranquilidade
  • Sensação de calma e bem-estar
  • Clareza mental
  • Atenção, concentração e memória
  • Redução do stresse
  • Qualidade de vida
  • Longevidade

Tenha noites de sono saudável e reparador.

Leia alguns artigos no nosso blog sobre este tema:

Pandemia e insónias

Como ultrapassar os efeitos da pandemia no sono? A atual crise pandémica levantou muitas questões e preocupações, causando muitos prejuízos na nossa saúde, alguns dos quais com impacto no nosso sono. Estudos recentes revelam que quase um terço dos portugueses (32%) tem mais dificuldade em dormir durante este período e prevê-se um agravamento deste quadro após esta […]

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