- Não se sente preparado psicologicamente
O seu objetivo tem sido emagrecer o mais depressa possível. Tem realizado várias tentativas, com diferentes métodos, mas tem dificuldade em seguir um plano de reeducação dos hábitos alimentares e sente-se incapaz de atingir os seus objetivos de perda de peso. Reconhece esta história? A chave para alcançar o sucesso é também investir na desintoxicação emocional, no seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Gerir as suas emoções, mudar os comportamentos indesejados e fortalecer a sua autoconfiança é fundamental!
- A mudança assusta-o
Emagrecer pode gerar implicações a nível emocional e físico, introduzindo emoções como o medo de enfrentar aquilo que é novo: novos hábitos alimentares, novo corpo, novo guarda-roupa e um novo espaço. A consciência dessas mudanças permite-lhe ultrapassar as dificuldades e afastar os seus receios. Defina objetivos curtos, encare-os e entre em ação!
- Utiliza a comida como refúgio
Quando existem períodos de maior desconforto, baixa autoestima e insegurança, raiva, revolta, vazio ou períodos de maior stress, é comum a alimentação tornar-se num refúgio inconsciente, provocando um descontrolo alimentar. É importante criar novas estratégias como praticar atividades físicas, investir em hobbies ou em algo que goste que o permita abstrair-se e que sejam benéficos para si.
- Sente falta de apoio
Deseja muito reduzir o seu peso, mas sozinho sente grandes dificuldades em atingir este objetivo. Envolva as pessoas que estão na sua rede de suporte: familiares, amigos próximos e colegas de trabalho. Torne-os seus aliados! Ter o apoio daqueles que nos são próximos é fundamental para nos mantermos resilientes. A ajuda psicológica também é importante neste processo. Ter um acompanhamento personalizado potencia o seu emagrecimento.
- É pouco paciente
Às refeições, exercite a paciência, mantenha-se concentrado, alimente-se lentamente e saboreie cada alimento. Desligue as distrações externas como a televisão e o telemóvel que poderão levá-lo a comer rápido e mais do que o pretendido. Escolha alimentos que o satisfaçam e sejam nutricionalmente saudáveis, ricos em proteínas e fibras elevadas, ajudando-o a sentir-se satisfeito durante mais tempo e com maior disposição emocional. Saiba que a paciência é uma das chaves ao longo do processo de emagrecimento e manutenção do peso desejado.
Na maioria dos processos de redução de peso, os impedimentos mentais e emocionais são ignorados. Se não está a conseguir gerir estas situações procure ajuda, já que todas têm solução.
Saiba mais sobre como podemos ajudar através do nosso site ou contacte-nos para marcar uma consulta informativa gratuita.. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).