O que é o método EFT Emotional Freedom Techniques

O que é o EFT?

O método EFT – Emotional Freedom Techniques deriva da área da Psicologia Energética e conjuga Técnicas da PNL (Programação Neurolinguística), da Psicologia Moderna e da Medicina Tradicional Chinesa.

As emoções que causam desconforto, como o medo, a tristeza, a culpa, o remorso, acumulam-se no seu sistema, causam diversas ruturas e bloqueios e geram desconfortos emocionais que podem ser somatizados. É neste campo que o EFT tem mostrado a sua eficácia, uma vez que promove a mudança e o ressignificado de crenças limitadoras.

O método EFT tem merecido a atenção dos cientistas devido aos resultados positivos demonstrados em diversos contextos, na melhoria do desconforto emocional, psicológico e físico. Em 2019, Bach et. al*. elaborou uma metanálise que conjuga de forma exaustiva os diversos estudos da área comprovando a sua eficácia na resolução de problemas de saúde física e psicológica.

O que pode tratar com o EFT?

  • Emoções difíceis (medo, raiva, tristeza e outras variantes)
  • Desconforto corporal e doenças (crónicas ou localizadas)
  • Bloqueios mentais
  • Traumas e fobias
  • Depressão e ansiedade

Como funciona e porque é tão eficaz?

O EFT tradicional é aplicado através de suaves estimulações com toques com as pontas dos dedos, em determinados pontos do rosto, corpo e das mãos para estimular os terminais meridianos e equilibrar o seu sistema energético e, consequentemente, o sistema nervoso, de uma forma simples. Esta estimulação favorece a libertação da química que atua na regulação emocional.

Um dos aspetos que destaca a eficácia do EFT é a utilização de palavras que expressam os seus sentimentos e emoções acerca de um determinado evento desagradável da sua vida, que integram a cognição/biológico e os sentimentos/emoções. A aplicação do tapping permite atuar no corpo e nas memórias negativas de forma imediata e elimina a carga emocional associada ao evento.

De um modo geral, o resultado é duradouro e vem acompanhado por mudanças positivas no pensamento. A técnica é de fácil aprendizagem e pode tornar-se numa ferramenta de autoaplicação acessível a qualquer pessoa.

Um exemplo prático do uso deste método em grupo é o workshop de teleapoio temporário e gratuito SOS Emoções [https://bit.ly/39zj2Fm], constituído por um conjunto de intervenções associadas às Neuroterapias para processamento rápido das informações. Este workshop desenvolvido pela clínica PSIC, auxilia os seus clientes a lidar com os efeitos do isolamento, facultando ferramentas de gestão emocional que através do apoio e do amparo investe na prevenção do desenvolvimento do stress pós-traumático.

Quanto tempo demora a apresentar resultados?

A partir da primeira aplicação os resultados começam a surgir, seja pelo alívio, pelo relaxamento, pela sensação de calma e serenidade ou pela diminuição dos pensamentos ruminativos e sintomas.

A Clínica PSIC combina a Psicologia Clínica com as Terapias Psicossensoriais, que incluem o EFT, e um conjunto de outras terapias como as Neuroterapias, Biofeedback e Hipnose Clínica. Este modelo permite resultados rápidos e eficazes mesmo em processos traumáticos de longa duração.

 

*Fonte: Bach, D., Groesbeck, G., Stapleton, P., Sims, R., Blickheuser, K., & Church, D. (2019). Clinical EFT (Emotional Freedom Techniques) improves multiple physiological markers of health. Journal of evidence-based integrative medicine24, 2515690X18823691.

“Um novo paradigma que unifica o ser” – Jatir Schmitt

Partilhar