Blog

O que precisa de saber sobre pesadelos (e como acabar com eles)

O que precisa de saber sobre pesadelos (e como acabar com eles)

O que precisa de saber sobre pesadelos (e como acabar com eles)

Os pesadelos são sonhos angustiantes, caracterizados pelo forte conteúdo emocional e sensação de ameaça à sobrevivência ou à segurança, que acontecem no sono profundo (sono REM), e originam um despertar abrupto e agitado.

Os pesadelos podem surgir devido ao consumo de medicamentos ou outras substâncias, porém, em geral, os pesadelos ocorrem quando experienciamos grandes níveis de ansiedade psicológica, sendo a sua principal causa psicoafectiva. Quanto maior a frequência dos pesadelos, maior a tendência para ter dificuldades em adormecer, menor a duração e maior a fragmentação do sono devido ao despertar noturno repentino.

Após o despertar noturno, normalmente experienciamos uma emoção de alívio quando percebemos que o que estava a ocorrer não era real. Mas por vezes, mantemos na memória pensamentos acerca do pesadelo, e ao longo do dia perduram emoções com uma carga emocional muito intensa – elevados níveis de angústia e ansiedade, devido às inquietações suscitadas pelos pesadelos.

Também pode acontecer que, com receio destes pesadelos, evitemos adormecer, o que provocará sonolência excessiva de dia, falta de concentração, maior ansiedade ou irritabilidade, o que pode culminar em quadros de depressão, ataques de pânico e até dor crónica.

Se está, ou conhece alguém que esteja a passar por uma situação de pesadelos recorrentes, que o impede de descansar e que prejudica a sua saúde física, mental e emocional, saiba como transformar os pesadelos em sonhos lúcidos! Conheça o nosso programa de intervenção para perturbações do sono.

Contacte-nos para obter uma consulta informativa gratuita.
As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

Fechar