Os sintomas físicos da Depressão

Sabe-se que em todo o mundo, milhões de pessoas vivem com depressão e este é um cenário que se tem agravado nos últimos tempos. As incertezas sobre este tema e o estigma social impedem as pessoas que sofrem de depressão de falar sobre como se sentem, passando por vezes anos sem procurar ajuda e sentindo-se cada vez pior.

Já abordamos aqui alguns temas relacionados com esta temática e que pode reler:
Teste: sente-se com depressão?
A história do viajante cansado e a depressão
Estas são as 6 causas mais comuns para a depressão
Depressão ou apenas tristeza?

Embora se fale muitos dos sintomas da depressão, é importante saber que para além dos sintomas emocionais, existem também sintomas físicos, como por exemplo:

  • Tensão muscular
  • Dor de costas
  • Dor de cabeça
  • Dor generalizada no corpo
  • Fadiga extrema
  • Agitação ou lentidão psicomotora
  • Mudança no apetite
  • Insónias e hipersónias

Quando se encontra depressivo, existe uma diminuição da produção dos neurotransmissores responsáveis pela modulação da dor (serotonina e noradrenalina), que leva a um desequilíbrio emocional e a uma maior sensibilidade à dor. Para além disso, o seu sistema imunitário também é afetado, pois há um impedimento da libertação de neurohormonas fundamentais para a regulação da dor e do seu bem-estar. O facto de se sentir constantemente cansado e desmotivado pode contribuir para que desenvolva comportamentos pouco saudáveis para si e para a sua saúde.

Para vencer a depressão e não sofrer recaídas é importante procurar ajuda. Com ajuda especializada liberte-se dos sintomas físicos e recupere o equilíbrio emocional, a sua energia, motivação e entusiasmo pela vida.

Na Clínica PSIC disponibilizamos um programa específico e indicado para casos de Depressão: o Programa Intensivo Detox Emocional. O programa reúne estratégias psicoterapêuticas, hipnoterapêuticas, psicossensoriais e de Biofeedback, aliadas às terapêuticas orientais, sendo um poderoso complemento às intervenções convencionais.

Saiba como funciona este programa através da marcação de uma Consulta Informativa Gratuita.  As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

Partilhar

Deixe um comentário

avatar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscrever  
Notificação de