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Pandemia e insónias

Como ultrapassar os efeitos da pandemia no sono?

A atual crise pandémica levantou muitas questões e preocupações, causando muitos prejuízos na nossa saúde, alguns dos quais com impacto no nosso sono. Estudos recentes revelam que quase um terço dos portugueses (32%) tem mais dificuldade em dormir durante este período e prevê-se um agravamento deste quadro após esta crise.

8 aspetos que influenciam a nossa qualidade de sono durante a pandemia:

  1. Falta de rotina
  2. Hábitos alimentares desajustados
  3. Horários alternados de dormir e acordar
  4. Sentimentos negativos
  5. Pensamentos repetitivos
  6. Ausência de interação social
  7. Redução da exposição à luz solar
  8. Excesso de tempo à frente dos ecrãs

 

A importância do sono, neste momento, prende-se com 4 fatores:

  1. Capacitação do sistema imunitário
  2. Aumento da função cognitiva
  3. Melhoria do humor
  4. Manutenção da saúde mental

 

5 Sugestões para dormir melhor durante a pandemia:

  1. Estabelecer novas rotinas
  2. Manter-se ativo
  3. Praticar a bondade
  4. Utilizar técnicas de relaxamento
  5. Manter uma dieta saudável

 

É normal, dada a atualidade, sentir dificuldades em colocar estas sugestões em prática. No entanto, poderá complementar e tornar mais eficaz estas dicas com a nossa ajuda personalizada individual de forma a melhorar a qualidade do seu sono. Entre os passos, poderá constar:

  • Efetuar o despiste de causas fisiológicas
  • Avaliar e intervir no modo de vida
  • Recuperar a arquitetura do sono
  • Identificar os fatores que podem estar a impedir um descanso reparador
  • Sugerir recursos para recondicionar o seu ambiente de dormir propiciando um adormecer natural

 

Marque uma consulta informativa gratuita que poderá ser presencial ou à distância, para avaliar qual a melhor opção no seu caso em específico.

 

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