Pode ser esta a causa para os seus problemas de rins

Os rins são, por excelência, o órgão do equilíbrio físico e emocional. São a morada da nossa energia essencial. A sua principal função é a filtragem das substâncias absorvidas pelo organismo, identificando quais as substâncias benéficas e que podem ser utilizadas e quais as substâncias tóxicas que precisam ser eliminadas.

Sabia que os problemas renais podem estar relacionados com a incapacidade de filtrar, desprender e eliminar factos desagradáveis do passado, como sentimentos e comportamentos?

Estas são as 5 emoções mais frequentemente ligadas aos problemas renais:

  1. Medo

Habitualmente a emoção que desequilibra os rins é o medo. Quem se sente inseguro e com medo em relação ao futuro, anda desassossegado com várias preocupações e tende a apresentar dores nos rins.

 

  1. Conflitos Relacionais

O sistema renal é composto por um par de rins, estando dependente da parceria e cumplicidade entre o par para uma correta atividade. Assim, o bom funcionamento dos rins também pode ser posto em causa no decurso de conflitos relacionais.

 

  1. Pessimismo

O saudável funcionamento renal também é afetado pelo foco excessivo nas dificuldades;

 

  1. Confusão e Angústia 

Pela falta de direção pessoal;

 

  1. Outros 

Por problemas psicológicos herdados.

 

Se quiser esclarecer dúvidas em relação a este assunto ou se pretender saber mais sobre as causas psicológicas que podem estar na origem dos seus problemas renais, entre em contacto connosco.

Se ficou com curiosidade sobre a ligação entre a saúde emocional e física, reveja o nosso artigo O stress adoece o corpo?

Jatir Schmitt- Psicóloga Clínica

5 1 vote
Article Rating
Partilhar
Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Ketrin
Ketrin
2 anos atrás

Olá, há 3 meses minha psicóloga morreu, desde então eu estou sem o apoio que ela me dava. Eu notei muita diferença positiva na minha vida no período q estive com ela. Há 2 meses sofro com dores no rim com.pedras e reeditar infecções urinárias. O médico disse q estresse. Não sei como começar outro acompanhamento.. MINHA vida como a de muita é um baque emocional atrás do outro.

Rodrigo
Rodrigo
9 meses atrás

Tive crise de pedra nos rins semana passada. Fui pesquisar se tinha algo relacionado com o estresse e encontrei essa lista que é exatamente tudo que estou passando nesse momento.

PSIC Psicologia Integrada
Editor
9 meses atrás
Reply to  Rodrigo

Olá Rodrigo. É motivador saber que os nossos conteúdos estão a ser úteis e isso inspira-nos a continuar. Neste sentido, o intuito é mesmo informar e alertar para as consequências que a carga emocional tem sobre o nosso corpo.
Obrigada pela sua partilha.

Rebeca
Rebeca
1 ano atrás

Eu comecei a sentir dor nos rins em 2014, mas tem época que não sinto muita dor. Estou passando por um momento de muito medo e insegurança, pois preciso tomar uma decisão e meu rins está doendo de mais. Estou bebendo água, mas não adianta
Estou tão cansada psicológicamente e essa dor no rins está me derrubando mais ainda

PSIC Psicologia Integrada
Editor
Reply to  Rebeca

Agradecemos pela sua participação. Relativamente ao que partilhou, os rins filtram emoções em relação ao futuro e sofrem diante do embate íntimo entre o racional e o que sente e, assim, algo de fundo emocional transforma-se em doença física. Como vem a sofrer há algum tempo, é importante despistar e/ou tratar qualquer situação orgânica e paralelamente procurar ajuda e preparar-se emocionalmente para a decisão que precisa tomar.

PEDRO H.
PEDRO H.
7 meses atrás

juro que passei a sentir dores na regiao dos rins logo após saber de um inquilino que vai sair e deixou meu apto destruído…2 dias depois veio os resultados do exame de sangue que deu creatinina levemente alta…mais preocupação e medo ainda…toda essa descrição que apareceu sobre origem psicológica de dor renal, para mim pelo menos, bateu…incrível…

PSIC Psicologia Integrada
Editor
7 meses atrás
Reply to  PEDRO H.

Olá Pedro, obrigada pela sua partilha. São comentários como o seu que nos motivam a continuar a produzir conteúdos psicoeducacionais, pois o conhecimento facilita a identificação da ajuda que as pessoas necessitam.

Raquel
Raquel
9 meses atrás

Eu tenho sindrome do panico, e desde o inicio do ano aconteceram muitas coisas ruins q me afetaram muito, fizeram minhas crises almentarem tenho pedra no rim e estou sentindo muita dor direto, meu emocional esta todo abalado.

PSIC Psicologia Integrada
Editor
9 meses atrás
Reply to  Raquel

Olá Raquel. Gratidão pela sua partilha. De acordo com o que escreve, o seu organismo está a dar sinais importantes que vêm se agravando e que comunicam a necessidade da sua atenção e do cuidado de um profissional.
Para melhor ajudá-la poderá usufruir da nossa consulta informativa gratuita. Para isso, basta entrar em contato connosco via WhatsApp: +351 968 931 541 ou email psichipnose@gmail.com

ruben vieira
ruben vieira
2 anos atrás

sou do porto e gostaria de ser seguido e saber valores

Elaine Campos
Elaine Campos
6 meses atrás

Bom dia. Achei incrível as explicações acima, porém o meu problema foi pedra no rim, então não acredito que foi o meu caso, pois a pedra deve ser gerado durante muito tempo de construção. O que acham?

PSIC Psicologia Integrada
Editor
6 meses atrás
Reply to  Elaine Campos

Olá Elaine Campos, gratidão pelo seu feedback. Relativamente à sua questão, é importante considerar que nem sempre se conhecem as causas da formação das pedras nos rins. No entanto, é importante ter sempre acompanhamento médico. Relativamente à parte emocional, é aconselhável refletir se se identificou com alguns dos aspetos mencionados no artigo, visto que podem estar a um nível inconsciente e a interferir com os seus rins.

Fabiana
Fabiana
6 meses atrás

Estou a muito tempo tendo crises renais e a um ano se agravou tive que colocar um catéter e esse ano de novo e agora terei que fazer uma outra cirurgia. No meu caso é a uretra que algo obstruiu o canal formou uma massa ali e agora preciso remover. O que seria no meu caso? Pq a obstrução afeta o rim, mas o problema não é no rim de fato.

PSIC Psicologia Integrada
Editor
6 meses atrás
Reply to  Fabiana

Fabiana gratidão pela sua participação. A sua queixa está no âmbito e na responsabilidade da medicina. Por outro lado, o artigo informa que o sistema urinário pode sofrer com situações que envolvem as nossas emoções e nos causam stress. Sendo assim, oriento que esteja atenta e cuide da sua saúde emocional. Desejo que corra tudo pelo melhor!

Cristiane de Fraga Costa
Cristiane de Fraga Costa
7 meses atrás

Em 2011, tive um rompimento amoroso que me afetou demais, sofri muito, e por consequência, fui parar no hospital 4 vezes devido a infecções renais.
Depois que li isso tudo, agora vi q tudo com que passei era de ordem emocional, pois na época, fiz vários exames de imagens e não apareceu nenhum problema nos rins.

PSIC Psicologia Integrada
Editor
7 meses atrás

Cristiane, lamento o sofrimento que passou. É gratificante saber que este conteúdo a ajudou a entender os sintomas.

Obrigada pela sua partilha.

Giscard Marcial de Carvalho
Giscard Marcial de Carvalho
7 meses atrás

Há 14 anos passei por um transplante renal e hoje vim a descobrir o porquê do problema. Sim, eu era tímido, tinha medo de me relacionar com as pessoas, tinha problemas familiares que me atormentaram durante anos, não tinha direção… Enfim, hoje vivo essa realidade, mas também sou obrigado a dizer que Cristo me ajudou muito no processo de melhora. Sou outra pessoa.

PSIC Psicologia Integrada
Editor
7 meses atrás

Giscard, grata pela partilha e continue a investir na melhoria da sua saúde!