Blog

Porque é que as pessoas cometem suicídio?

Há tantas pessoas a pensar em suicídio e por vezes tão desesperadas! É por isso que temos urgência em falar sobre suicídio e nos motivos que levam as pessoas a cometer suicídio. E o que é o suicídio? O suicídio é um ato de morte provocado e propositado para pôr um fim à própria vida. Muitos estudos revelam que os homens cometem mais suicídio, porém as mulheres são as que fazem mais tentativas.

Em Portugal, as doenças mentais mais comuns estão associadas aos casos de suicídio, particularmente a depressão. Por outro lado, também os casos de violência física e/ou sexual, as perdas e/ou rejeição, a negligência, e o luto são os principais acontecimentos de vida que estão muito associados ao suicídio. Sabemos ainda que na maioria dos casos, o impulsor do comportamento suicida está interligado à existência de conflitos no relacionamento familiar ou amoroso, perdas ou até dificuldades económicas.

Cada vez mais é indispensável refletir sobre a relação da ocorrência do suicídio com emoções como a frustração, o sofrimento e a perda emocional. A esta possibilidade podemos também refletir acerca dos fatores que podem ser as componentes do suicídio, nomeadamente: isolamento social; história familiar; problemas e dificuldades socioeconómicas; dificuldades interrelacionais; problemas relacionados com consumo de substâncias psicoativas (e.g., álcool, drogas, entre outros); acontecimentos de vida stressantes (e.g., desemprego, divórcio, fim de relacionamento…) e doenças mentais (e.g., depressão).

É comum, termos contacto com pessoas e familiares que vivenciaram situações traumáticas ou perdas significativas e como consequência mergulham num grande sofrimento interno, sentem dificuldades em expressar por palavras a dor vivida e assim, em desespero encontram na morte uma saída. Devemos estar atentos e compreender os sentimentos e emoções da pessoa que pensa ou já tentou o suicídio como forma de reduzir a sua angústia.

Esteja atento às nossas próximas publicações, iremos falar acerca dos principais Mitos sobre o Suicídio que podem ajudá-lo a identificar sinais, quer em si quer em alguém próximo de si, que possa estar em risco. Se quiser saber mais sobre este tema, consulte-nos para uma consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

Fechar