Porque é urgente libertar-se da mágoa (e como)

É uma pessoa que carrega uma mágoa durante muito tempo e que nunca se consegue desligar completamente dos pensamentos e sentimentos relacionados com isso? Talvez até esteja a passar por uma relação em que está magoado e parece que essa dor se apodera cada vez mais de si. Essa mágoa acaba por afetar a sua vida, perde a confiança nas pessoas, em si mesmo, sente-se inseguro e com raiva.

Peço-lhe que reflita por uns instantes na definição da sua mágoa. A maioria das pessoas caracteriza-a como um peso no peito, rancor, angústia, tristeza e culpa o outro por ferir os seus valores e expectativas, acabando por ficar à espera que o outro mude, que tenha alguma ação e que tire este peso do seu peito. Mas o que acontece é que o outro não faz nada e mesmo quando tenta, a mágoa persiste. Leia a seguinte história que poderá retratar o peso da mágoa na sua vida:

“Numa aula, o professor pediu para que cada aluno levasse várias batatas e um saco. Já na aula, pediu aos alunos que escolhessem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoa, escrevessem o respetivo nome da pessoa na batata e as guardassem no saco. Os alunos, durante uma semana, tinham de andar sempre com o saco das batatas consigo. As batatas foram-se estragando e era cada vez mais percetível o cheiro a podre que cada batata tinha. Para além disso, andar sempre com o saco era incomodativo e não lhes dava liberdade. Este exercício acabou por mostrar aos alunos o peso diário que a mágoa gera. Como eles estavam constantemente focados no saco e não o podiam deixar em nenhum lugar, os alunos deixaram de prestar atenção a outras coisas que eram importantes para eles.”

Então, o que tem de fazer para deitar fora a sua batata podre? Deixamos-lhe 4 dicas para ultrapassar a mágoa e seguir com a sua vida de uma forma inteira e positiva:

  • A responsabilidade da mágoa é sua – culpar o outro apenas o faz ficar no papel de vítima e perdura a mágoa. Tem de se responsabilizar por aquilo que sente e de assumir a sua própria vida
  • Volte à situação – pense e perceba o que faltou em si e não no outro
  • Analise o motivo da sua inação no momento – depois de identificar a ação que faltou em si, perceba o porquê. Foi o medo de perder a pessoa? Insegurança? Quais os benefícios secundários que isso lhe trouxe?
  • Transforme essa energia de inação em energia de ação – procure pensar no que pode fazer para mudar a mágoa que sente

Quando identifica a mágoa como sua inteira responsabilidade e passa da inação para a ação, alcança finalmente o sentimento de leveza. Se sente que ainda tem dificuldades em assumir a mágoa como sua responsabilidade, saiba que a ajuda psicológica facilita este processo. Saiba como através da marcação de uma consulta informativa gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou à distância (online).

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Filipa
Filipa
1 ano atrás

Adorei o conteúdo e a metáfora utilizada! Acho que tem dicas essenciais para ultrapassar as mágoas que nos atormentam e atrasam na nossa caminhada. Obrigada!

PSIC Psicologia Integrada
Editor
Reply to  Filipa

Muito obrigada pela Participação. É interessante como histórias do dia-a-dia representam e ajudam no trabalho de questões tão complexas como a mágoa.

Celeste Madeira
Celeste Madeira
1 ano atrás

Gostei muito de ler este artigo,tem algo relacionado com aquilo que sinto,.Mágoa de não saber ser a mãe perfeita, de não saber como lidar com a doença da minha filha.E todos os problemas que daí resultam. Obrigado pelo conselho,

PSIC Psicologia Integrada
Editor

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